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As Reith Lectures de 1960 e a escrita de Art and Anarchy (1963) por Edgar Wind

Processo: 16/10463-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Luiz Cesar Marques Filho
Beneficiário:Ianick Takaes de Oliveira
Supervisor: Maurizio Ghelardi
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Scuola Normale Superiore (SNS), Itália  
Vinculado à bolsa:14/21783-6 - Arte e transgressão em Edgar Wind: um estudo sobre a armadura conceitual e recepção de Art and Anarchy (1963), BP.MS
Assunto(s):Arte moderna   Historiografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte moderna | Edgar Wind | História da Arte Europeia | Historiografia da Arte | Reith Lectures | Teoria e História da Arte

Resumo

As radiodifundidas Reith Lectures da BBC de 1960, ulteriormente publicadas como Art and Anarchy (1963), buscaram criticar a produção e recepção artística na era moderna. A sua premissa essencial é de que a arte moderna, ao ter abandonado os seus ideais transcendentais anteriores, tornou-se externa às necessidades centrais dos homens, destarte marginalizando a si própria. O seu conferencista, o filósofo e historiador da arte alemão Edgar Wind (1900-1971), então professor de História da Arte em Oxford, produziu esse discurso intelectual tendo em mente o debate público, em meio à crítica década de 1960. Pretendemos verificar o percurso intelectual da produção de Art and Anarchy, os objetivos de sua crítica e os elementos contextuais que a envolviam. A nossa intenção é perscrutar os recursos bibliográficos de instituições acadêmicas europeias e analisar os arquivos de Wind, de forma a estruturar as linhas de pensamentos que coalesceram no livro, assim aprimorando a nossa compreensão (1) dos últimos anos de Wind, (2) do contexto intelectual e histórico por trás de Art and Anarchy (as conferências e o livro) e (3) o debate público que se sucedeu. Por fim, pretendemos abordar a permanência da crítica de Wind e a sua relevância para a Teoria e Historiografia da Arte.

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