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Atributos do solo e desenvolvimento radicular da cana-de-açúcar em espaçamento simples e duplo combinado com controle de tráfego

Processo: 16/14751-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Zigomar Menezes de Souza
Beneficiário:Diego Alexander Aguilera Esteban
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Raízes de plantas   Piloto automático   Características do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacidade de suporte de carga | Compactação do solo | Estrutura do solo | Piloto Automático | raiz | Tráfego agrícola | Manejo e conservação do solo

Resumo

O sistema de produção da cana-de-açúcar, com uso da mecanização agrícola promove o tráfego intenso sobre o solo, resultando na sua compactação e, seus efeitos danosos nos atributos físicos do solo, com reflexos na produtividade da cultura. Na procura de minimizar estes efeitos, surge o sistema de manejo com controle de tráfego agrícola, onde as linhas de tráfego concentram a compactação permanente do solo, em uma pequena área a favor de não ter nenhum tráfego dos pneus na maioria do campo diminuindo a influência da compactação sobre a cultura. O objetivo deste trabalho é estudar as alterações nos atributos físicos e mecânicos do solo e seu efeito no desenvolvimento das raízes e na produtividade da cana-de-açúcar colhida mecanicamente com sistemas de manejo com e sem controle de tráfego agrícola e, plantada com espaçamento simples e espaçamento duplo combinado, assim se estudará o efeito acumulativo do tráfego nas propriedades físicas do solo conforme acrescenta o número de soqueiras. O trabalho consiste em avaliar a segunda e terceira soca em área com solo de textura argilosa, localizada na Usina Santa Fé, no município de Nova Europa, no estado de São Paulo, dando continuidade ao trabalho realizado nos anos 2012-2015 o qual avaliou-se os efeitos em cana planta. O experimento tem um delineamento de blocos casualizados, com três tratamentos, quatro repetições e parcelas com dimensões de 30 m x 50 m. Os tratamentos adotados são T1: cana-de-açúcar plantada com espaçamento simples (1,5 m) e colhida sem piloto automático; T2: cana-de-açúcar plantada com espaçamento simples (1,5 m) e colhida com piloto automático; e T3: cana-de-açúcar plantada com espaçamento duplo combinado (1,50 x 0,90 m) e colhida com piloto automático. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AGUILERA ESTEBAN, DIEGO ALEXANDER; DE SOUZA, ZIGOMAR MENEZES; TORMENA, CASSIO ANTONIO; LOVERA, LENON HENRIQUE; LIMA, ELIZEU DE SOUZA; DE OLIVEIRA, INGRID NEHMI; RIBEIRO, NAIADE DE PAULA. Soil compaction, root system and productivity of sugarcane under different row spacing and controlled traffic at harvest. SOIL & TILLAGE RESEARCH, v. 187, p. 60-71, . (16/14751-6)
AGUILERA ESTEBAN, DIEGO ALEXANDER; DE SOUZA, ZIGOMAR MENEZES; DA SILVA, REGINALDO BARBOZA; LIMA, ELIZEU DE SOUZA; LOVERA, LENON HENRIQUE; DE OLIVEIRA, INGRID NEHMI. Impact of permanent traffic lanes on the soil physical and mechanical properties in mechanized sugarcane fields with the use of automatic steering. Geoderma, v. 362, . (16/14751-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ESTEBAN, Diego Alexander Aguilera. Atributos do solo e desenvolvimento radicular da cana-de-açúcar com diferentes espaçamentos de plantio e controle de tráfego. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agrícola Campinas, SP.