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Processo: | 16/11290-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de outubro de 2016 |
Data de Término da vigência: | 30 de setembro de 2018 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema |
Pesquisador responsável: | Cecilia Antakly de Mello |
Beneficiário: | Fernanda Sales Rocha Santos |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Cinema brasileiro Realismo Cognição Medo Terror (gênero) |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Cinema argentino | Cinema Brasileiro | Cinema Latino Americano | cognitivismo | gênero horror | realismo | cinema latino-americano |
Resumo A pesquisa proposta é fruto da observação de uma tendência recorrente nas cinematografias brasileira e argentina a partir de meados dos anos 2000, qual seja, um estilo que deriva da combinação de elementos de uma estética realista de cunho baziniano com elementos característicos do cinema de gênero horror. Gostaríamos de sugerir que essa mistura criativa de processos de linguagem, tradicionalmente díspares, cria uma atmosfera sensoria de tensões (uma atmosfera do medo) que mimetiza aspectos psicológicos e subjetivos da consciência de um momento histórico particular ao Brasil e à Argentina. Isso ocorre principalmente em obras que, dentro desta tendência, abordam a temática da representação de diferentes segmentos sociais. Tomando esse discurso como historicamente relevante, a pesquisa intenta pontuar e analisar processos de estilo cinematográfico a fim de compreender o funcionamento da hibridização entre realismo e o cinema de horror. Essa hibridização, conforme será sugerido, é essencial na criação da sensação de suspense nos longas-metragens "O som ao redor" (Kleber Mendonça Filho, 2013) e "Bem perto de Buenos Aires" (Historia del Miedo, Benjamin Naishtat, 2014), selecionados como exemplares dessa tendência e que comporão o corpus da pesquisa. (AU) | |
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