Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação de professores em letras: o ensino de literatura em periódicos brasileiros

Processo: 16/12706-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sérgio Fabiano Annibal
Beneficiário:Gabriel Bosco Vaz da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Formação de professores   Literatura brasileira   Letras   Ensino   Periódicos científicos   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:campo educacional | Ensino de literatura | formação de professores | Periódicos acadêmicos | Formação de professores

Resumo

A proposta desta pesquisa de Iniciação Científica (IC) consiste no estudo de revistas científicas para melhor compreensão das tendências e discussões sobre a formação de professores/ensino de literatura, que, por sua vez, integra a pesquisa docente intitulada "A escola e sua cultura nas relações didáticas: sentidos e mediações". O objetivo geral consiste em mapear os periódicos "Educação e Pesquisa" (Qualis A1/Educação) e "Leitura: teoria e prática" (Qualis A2/Letras e B1/Educação), no período de 1980 a 1996, para apreender as movimentações do campo da Educação e das Letras em relação ao ensino de literatura no contexto da formação de professores no Brasil. Os objetivos específicos são: a. Selecionar os artigos que tratam do tema ensino de literatura; b. Apontar de que forma tais artigos abordam o tema; c. Assinalar o conceito de literatura e de ensino que permeiam tais textos; d. Apresentar as metodologias e os referenciais teóricos que sustentam as pesquisas sobre ensino de literatura. Como resultado, busca-se, por meio do estudo das tendências expressas nas revistas, contribuir para as discussões sobre a formação de professores em Letras/ensino de literatura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)