Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da função mitocondrial em pacientes e camundongos com telomeropatias

Processo: 16/03620-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues
Beneficiário:André Luiz Pinto Santos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Mitocôndrias   Telômero   Hematologia   Telomerase

Resumo

Mutações nos genes de manutenção e reparo dos telômeros, causando seu encurtamento excessivo, são as bases moleculares de um conjunto de doenças chamadas telomeropatias. As telomeropatias podem se manifestar com falência da medula óssea (anemia aplástica), fibrose pulmonar, cirrose hepática e maior risco para o desenvolvimento de câncer. Em alguns desses casos, a manifestação clínica é decorrente da senescência replicativa e apoptose. Recentemente em modelo murino knockout para os genes da telomerase, o encurtamento telomérico mostrou também prejudicar a função mitocondrial. A erosão telomérica ativa o gene TP53 que, por sua vez, inibe os PGC± e ², causando disfunção mitocondrial, tendo como consequências o declínio funcional de alguns tecidos. Adicionalmente, há evidências de que a enzima telomerase possa migrar para o interior da mitocôndria, onde se liga a genes que codificam proteínas da cadeia fosforilativa. Entretanto, não existem estudos sobre a disfunção mitocondrial em humanos com telomeropatias. O objetivo deste projeto é avaliar a função mitocondrial em pacientes com telomeropatias assim como em camundongos hipomórficos para o gene Dkc1m. Serão analisados (1) o número de cópias de mtDNA, (2) a expressão de genes associados à manutenção dos telômeros, à disfunção mitocondrial, ao estresse oxidativo, à senescência celular e apoptose e vias da p53, em diferentes tecidos, (3) a produção de ROS e (4) o desempenho da cadeia respiratória. Procura-se compreender a contribuição da disfunção mitocondrial para o mecanismo de doenças relacionadas aos telômeros.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, André Luiz Pinto. Função mitocondrial em camundongos e pacientes com defeitos em componentes da biologia dos telômeros. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.