Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigando e estabelecendo tato como autorrelato em crianças com autismo

Processo: 16/05989-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 05 de janeiro de 2017
Data de Término da vigência: 28 de abril de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Beneficiário:Mariana Quessada Macca
Supervisor: Thomas Sean Higbee
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Utah State University (USU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/10145-1 - Efeitos da possibilidade de omissão do relato e da perda de reforçadores sobre a correspondência fazer-dizer em crianças, BP.IC
Assunto(s):Análise do comportamento   Transtorno autístico   Tato   Comunicação   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:children with austim | self-reporting | tact | Análise do Comportamento

Resumo

A maioria dos estudos que investigou repertórios de tato em crianças com autismo têm focado no tato como forma de rotular (nomeando objetos, eventos, ações). Poucos deles têm focado diretamente o tato como comunicação funcional, tal como o relato. O objetivo detse estudo é examinar se crianças com autismo de alto funcionamento podem relatar sobre seu próprio comportamento passado e se elas podem adquirir e generalizar tatos com função de autorrelato. Um delineamente de base múltipla será implementado para avaliar 1) a acurácia do autorrelato e 2) os efeitos da intervenção (treino de autorrelato). Durante a linha de base, o padrão de autorrelato das crianças autistas de alto funcionamento será examinado, utilizando a mesma tarefa (brincar com brinquedos e relatar para um ouvinte sobre o seu próprio comportamento de brincar) empregado em Ribeiro (1989). Para as crianças que não apresentarem a habilidade de autorrelato, um treino de autorrelato, utilizando dicas vocais, será implementado. A generalização também será avaliada. Os resultados serão analisados considerando a frequência de relatos acurados e não acurados, ao longo das diferentes condições experimentais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)