Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de scaffolds cônicos 3D de Policaprolactona (PCL) por electrospining para uso em Endodontia Regenerativa, avaliando propriedades físicas e biológicas em células tronco derivadas da polpa dental (DPSC).

Processo: 16/13135-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 23 de janeiro de 2017
Data de Término da vigência: 22 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Carlos Henrique Ribeiro Camargo
Beneficiário:Carlos Henrique Ribeiro Camargo
Pesquisador Anfitrião: Ketul C Popat
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Colorado State University, Estados Unidos  
Assunto(s):Engenharia tecidual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Polycaprolactone | Scaffols | tissue engineering | Engenharia Tecidual

Resumo

A engenharia tecidual combinada a biologia molecular estão sendo associadas no tratamento de inúmeras patologias, visando restituir a saúde por regeneração ou reparação. Para tanto, os scaffolds podem ser utilizados na Odontologia, especialmente na Endodontia, como a base para o restabelecimento tecidual. Neste estudo será realizado o desenvolvimento de um scaffold cônico 3D de PCL, com ou sem reforço com silicato de cálcio e acréscimo ou não de antimicrobianos (metronidazol e ciprofloxacina). Para isso, serão realizados preparação e caracterização dos scaffolds por eletrospinning, ensaio de MEV e cromatografia líquida. Dentre as análises biológicas dos scaffolds sobre células tronco mesenquimais humanas da polpa dentária humana (DPSC), serão realizados testes de adesão e proliferação celular, de microscopia de força atômica associada à microscopia confocal de fluorescência 3D (Elipse Ti-E, Nikon), testes de citotoxicidade (teste de MTT), genotoxicidade (ensaio de micronúcleos). Será ainda realizada a quantificação da expressão da atividade de fosfatase alcalina (ALP), DMP-1 (proteína da matriz 1), DMP-2 (proteína da matriz 2) e DSPP (sialofosfoproteína dentinária) por microscopia confocal de fluorescência 3D associada a microscopia de força atômica em células DPSC. Será realizada a análise da atividade antimicrobiana sobre Enterococcus feacalis em biofilme e com microscopia confocal 3D de fluorescência. Todos testes serão realizados em triplicata. As análises estatísticas serão realizadas por meio de testes ANOVA, Tukey e Mann-Whitney (nível de significância 5%).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)