Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo numérico do tensor na formulação natural para problemas com superfície livre

Processo: 16/20389-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de janeiro de 2017
Vigência (Término): 13 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:José Alberto Cuminato
Beneficiário:Irineu Lopes Palhares Junior
Supervisor no Exterior: Jonathan David Evans
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Bath, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:14/17348-2 - Estabilidade de métodos numéricos para escoamentos viscoelásticos com alto número de Weissenberg, BP.DR
Assunto(s):Fluidos viscoelásticos

Resumo

Neste projeto, vamos investigar uma nova formulação para a solução de escoamentos viscoelásticos com superfície livre. Esta metodologia está fundamentada matematicamente na decomposição diádica do tensor conformação, resultando em um método eficiente para lidar com as singularidades do tensor. A pesquisa está focada em escoamentos "benchmark" na presença de condições do tipo superfície livre, como os problemas "stick-slip" e "die-swell". No contexto do método MAC para diferenças finitas é proposto um estudo numérico e técnicas assintóticas para tratar os pontos singulares e simular estes escoamentos de forma acurada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EVANS, J. D.; PALHARES JUNIOR, I. L.; OISHI, C. M. Stresses of PTT, Giesekus, and Oldroyd-B fluids in a Newtonian velocity field near the stick-slip singularity. Physics of Fluids, v. 29, n. 12 DEC 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.