Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da distribuição espaço temporal e dos aspectos epidemiológicos da sífilis congênita e da sífilis em gestantes na região do Pontal do Paranapanema

Processo: 16/16465-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues
Beneficiário:Joyce Marinho de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências da Saúde (FCSA). Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Gestantes   Sífilis congênita   Infectologia   Análise espacial   Epidemiologia   Pontal do Paranapanema (SP)

Resumo

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível antiga, de crescente prevalência no Brasil. A sífilis em gestantes (SG) e sífilis congênita (SC) estão relacionadas com tratamento inadequado, idade gestacional, fase da doença, resposta imunológica do feto, condições socioeconômicas e culturais, sendo sua prevalência crescente principalmente no estado de São Paulo. Tendo em vista as características socioeconômicas e culturais do Pontal do Paranapanema, o presente estudo tem como objetivo avaliar a distribuição de SG e SC nos municípios do Pontal e a vulnerabilidade desta região quanto a prevalência de sífilis. Serão coletados dados de prevalência de SG e SC nos anos de 2007 a 2013, a partir do portal do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), separados por municípios e, posteriormente, plotados em gráficos de dispersão por um software específico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, JOYCE MARINHO; GIUFFRIDA, ROGERIO; MARQUES RAMOS, ANA PAULA; MORCELI, GLILCIANE; COELHO, CAMILA H.; PIMENTA RODRIGUES, MARCUS VINICIUS. Mother-to-child transmission and gestational syphilis: Spatial-temporal epidemiology and demographics in a Brazilian region. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 13, n. 2 FEB 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.