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Tratar e educar em tempos de autismo

Processo: 16/21376-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Maria Cristina Machado Kupfer
Beneficiário:Ana Gabriela Gonzalez Yamashita
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/24678-9 - Tratar e educar em tempos de autismo, AP.R
Assunto(s):Transtorno autístico   Transtornos globais do desenvolvimento infantil   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autismo | Metodologia IRDI | prevenção | Primeira Infância | promoção de saúde | Transtornos Globais do Desenvolvimento | Promoção de Saúde

Resumo

O projeto parte da análise da conjuntura contemporânea na qual um número cada vez maior de crianças de zero a três anos de idade está frequentando instituições de educação infantil ao mesmo tempo em que os estudos demonstram a grande importância desta época da vida para a formação do indivíduo. Sabe-se também que os cuidados dirigidos às crianças na primeira infância podem diminuir significativamente a incidência de transtornos mentais tanto na infância como na idade adulta. Considerando, portanto, que os profissionais de educação infantil estão ao lado dos familiares nos cuidados e na educação das crianças pequenas, assumindo também uma função formativa, entende-se que esses profissionais precisam estar preparados para acompanhar o desenvolvimento psíquico das crianças sob seus cuidados, de modo a contribuir para a promoção, desde a primeira infância, de saúde mental. Na medida em que são poucos os instrumentos utilizados atualmente para esse fim, o presente projeto terá como objetivo avaliar o uso do instrumento IRDI no acompanhamento do desenvolvimento psíquico de crianças em instituições de educação infantil. O instrumento IRDI (Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil) foi validado anteriormente como um instrumento de avaliação e de acompanhamento, por pediatras, do desenvolvimento psíquico de crianças de zero a dezoito meses. Trata-se de estudo de coorte longitudinal prospectivo constituído por dois grupos de crianças matriculadas nas creches da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Os dois grupos serão comparados em relação à frequência de surgimento aos três anos de crianças apresentando risco psíquico para o desenvolvimento apontado pelo uso de um segundo instrumento, a AP3 ? Avaliação Psicanalítica aos três anos. O instrumento IRDI terá seu valor de auxiliar na promoção de saúde mental validado caso a frequência de surgimento de risco psíquico no grupo IRDI seja significativamente inferior ao do grupo não-IRDI. No ano de 2013 foram coletados todos os dados da amostra de crianças, assim como os pré-testes e pós-testes com os professores. Também foi constituído o grupo controle, bem como o grupo de professores, que já realizou pré e pós testes. Durante o ano de 2013 foi finalizado um doutorado; iniciados um mestrado, dois doutorados. Um pós-doc prossegue com finalização prevista para 2014.

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