Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de tetraciclina em amostras diversas utilizando sensores modificados com carbon black e fécula de batata

Processo: 16/19885-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Bruno Campos Janegitz
Beneficiário:Karina Paes Delgado
Instituição-sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais nanoestruturados   Sensores eletroquímicos   Eletrodos quimicamente modificados   Tetraciclina   Eletroanalítica

Resumo

Numa sociedade onde tudo acontece rapidamente, cada vez mais se necessita de respostas rápidas e objetivas em análises de diversos seguimentos. Os fármacos em geral, especialmente os antibióticos da família das tetraciclinas, se apresentam como um tipo de contaminante do meio ambiente, podendo ter resíduos em águas, plantas e animais. A determinação de tetraciclina em amostras ambientais e industriais se torna necessária, e como alternativa para uma análise com resultados rápidos tem-se a utilização de sensores eletroquímicos. Estes, quando possuem nanomateriais em sua composição, apresentam melhores resultados, melhor acurácia e menores limites de detecção. O carbon black é um nanomaterial muito utilizado na modificação de eletrodos devido a suas propriedades, como boa condutividade, boa estabilidade e baixo custo. A fécula de batata é um biopolímero que pode ser usado na fabricação de filmes, obtendo como resultado um material com ótimas propriedades mecânicas e uma boa homogeneidade de superfície; e, acredita-se que sua junção com nanomateriais pode melhorar ainda mais as características dos mesmos. O presente trabalho propõe a modificação de um eletrodo de carbono vítreo utilizando carbon black e fécula de batata. Espera-se que o eletrodo modificado apresente bons resultados para a determinação do antibiótico tetraciclina em amostras ambientais e farmacêuticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELGADO, KARINA P.; RAYMUNDO-PEREIRA, PAULO A.; CAMPOS, ANDERSON M.; OLIVEIRA, JR., OSVALDO N.; JANEGITZ, BRUNO C. Ultralow Cost Electrochemical Sensor Made of Potato Starch and Carbon Black Nanoballs to Detect Tetracycline in Waters and Milk. Electroanalysis, v. 30, n. 9, p. 2153-2159, SEP 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.