Busca avançada
Ano de início
Entree

Inovação e tendências em arquitetura e educação

Processo: 16/21514-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Beneficiário:Larissa Negris de Souza
Supervisor: Pamela Woolner
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Newcastle University, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:16/11479-3 - Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem, BP.MS
Assunto(s):Projeto de arquitetura   Design de interiores   Desenho arquitetônico   Escolas (arquitetura)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Architectural Design Patterns | architectural innovation | educational tendencies | learning environments | School Architecture | school buildings | Projeto de Arquitetura e Urbanismo

Resumo

A educação e a sua infraestrutura física fazem parte de um sistema essencial para o desenvolvimento de um país. Uma vez que a arquitetura dá suporte à pedagogia, os objetivos escolares e as experiências relacionadas à aprendizagem são elementos fundamentais a serem considerados no projeto de espaços educacionais, nos quais a arquitetura funciona como estímulo às atividades, e tem um importante papel no aumento do desempenho da aprendizagem. O objetivo principal dessa pesquisa é a investigação da eficácia dos novos parâmetros de projeto escolares, comparando-os com as atividades de aprendizagem almejadas dentro de escolas tradicionais. Será selecionada como estudo de caso uma escola de Ensino Fundamental II que nos últimos 10 anos passou por um processo de renovação. Serão analisadas políticas educacionais e relativas aos edifícios escolares, hierarquias administrativas, diretrizes, códigos e certificações, a fim de criar um panorama de compreensão de como e por que as decisões são tomadas e concretizadas. Ademais, serão estudados, em paralelo, os métodos utilizados pelo CfLaT/NEWCASTLE para avaliar ambientes de aprendizagem. Questões relacionadas às demandas e percepções de professores e alunos são essenciais nessa pesquisa. Os resultados serão estruturados de maneira a permitir o estabelecimento de conexões entre as políticas do Reino Unido, particularmente relacionadas às demandas de reformas de edifícios escolares, e a adequação de soluções dos projetos arquitetônicos em relação às atividades educacionais. Outras visitas técnicas em edifícios de escola estão incluídas na proposta, para enriquecer os resultados da pesquisa. O intercâmbio contribuirá para entender a realidade das escolas brasileiras em comparação com a arquitetura escolar no Reino Unido e para estabelecer uma parceria entre as duas universidades: Newcastle upon Tyne e UNICAMP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, LARISSA NEGRIS; KOWALTOWSKI, DORIS C. C. K.; WOOLNER, PAMELA; MOREIRA, DANIEL DE CARVALHO. School design patterns supporting learning through play. INTERNATIONAL JOURNAL OF PLAY, v. 9, n. 2, p. 28-pg., . (16/21514-0, 16/11479-3)