Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação e queixas escolares: concepção de suas mães

Processo: 16/20461-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carina Alexandra Rondini
Beneficiário:Victor Alexandre Barreto da Cunha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades para escrita   Habilidades para leitura   Superdotados   Educação para superdotados   Relação escola-família
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altas Habilidades | Concepção das Mães | queixas escolares | Superdotação | Altas Habilidades/Superdotação

Resumo

Propõe-se aqui um recorte de um Projeto de Extensão Universitária intitulado "Identificação de estudantes com habilidades superiores e aconselhamento de pais e equipe escolar". O público-alvo da presente proposta está constituído por 12 mães de estudantes na faixa etária dos 5 aos 13 anos, com indicadores de altas habilidades/superdotação, que procuraram o Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da UNESP campus Bauru/SP, devido as queixas escolares de seus(as) filhos(as). Utilizando-se como instrumentos de coleta de dados - uma entrevista de anamnese, Roteiro de Entrevista para a Família; Checklist de Características Associadas à Superdotação - CCAS e Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por), pretende-se responder a pergunta de pesquisa - Quais são as concepções das mães acerca das AH/SD dos seus(as) filhos(as) e suas relações com as queixas escolares? Uma análise de conteúdo de Bardin (2011) será empregada para extrair informações que poderão contribuir para a melhoria da relação família x escola, tão importante para qualquer estudante, sobremaneira para aqueles com necessidades educacionais especiais, como no caso dos estudantes com AH/SD em tela na presente proposta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUNHA, Victor Alexandre Barreto da. Estudantes com indicadores de altas habilidades/superdotação e queixas escolares: concepção de suas mães. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.