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Mecanismos de aquecimento de discos de acreção protoestelares

Processo: 16/22092-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Vera Jatenco Silva Pereira
Beneficiário:Natália Fernanda de Souza Andrade
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/10559-5 - Investigação de fenômenos de altas energias e plasmas astrofísicos: teoria, simulações numéricas, observações e desenvolvimento de instrumentação para o Cherenkov Telescope Array (CTA), AP.ESP
Assunto(s):Poeira interestelar   Formação de estrelas   Onda de Alfvén
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discos Protoestelares | mecanismos de amortecimento de ondas | mecanismos de aquecimento | ondas Alfvén | Poeira | Formação de estrelas

Resumo

Discos de acreção são observados em torno de estrelas jovens, como estrelas T Tauri. Para que haja transporte do material do disco para a estrela é necessário que as partículas do disco percam um pouco de sua energia de rotação e "caiam" em direção ao objeto central. O mecanismo de transporte de momento angular mais promissor é a instabilidade magneto-rotacional (IMR). No entanto, esta instabilidade requer que as partículas do gás estejam acopladas às linhas de campo magnético. Para que isso ocorra, uma fração das partículas devem estar carregadas. Como a temperatura do disco é muito baixa, as partículas apresentam baixos graus de ionização. Assim, para que a IMR possa atuar em todo o disco são necessárias temperaturas mais altas. Há vários trabalhos na literatura que utilizam o amortecimento de ondas Alfvén como mecanismo extra de fonte de energia para o disco. Nesses trabalhos as ondas sofrem os amortecimentos: não-linear, turbulento e o amortecimento cíclotron da poeira. O objetivo do presente projeto é analisar qual destes mecanismos de amortecimento é o mais eficiente para o aquecimento do disco em função da distância radial e altura. Embora na literatura esses mecanismos de amortecimento tenham sido utilizados independentemente eles podem atuar conjuntamente. Desta forma, iremos pesquisar a maneira pela qual este acoplamento pode ser obtido de maneira a maximizar o aquecimento do disco. Paralelamente, um código numérico estará sendo construído para resolver as equações que regem o disco, incluindo a combinação dos três mecanismos citados como fonte adicional de energia. (AU)

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