Busca avançada
Ano de início
Entree

Crianças em visitas familiares a museus de ciências: análise do processo de alfabetização científica

Processo: 16/20963-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Martha Marandino
Beneficiário:Graziele Aparecida de Moraes Scalfi
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em ciências   Literacia científica   Museus   Museus de ciência e tecnologia   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alfabetização científica | crianças | Famílias | Museus de Ciências | Educação em Ciências

Resumo

As crianças, seja com suas famílias ou como parte de excursões escolares, constituem um dos maiores grupos que visitam os museus atualmente. Apesar disso, pouco se sabe sobre a contribuição dos museus para o processo de Alfabetização Científica (AC) desse público. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa é analisar como os museus de ciências contribuem para a Alfabetização Científica de crianças no contexto familiar. Adicionalmente, pretende-se investigar como as crianças, por meio de interações discursivas, se apropriam da ciência e como as famílias contribuem para o processo da Alfabetização Científica durante a visita. De abordagem qualitativa, a pesquisa será realizada nos museus de Microbiologia do Instituto Butantan e de Ciências e Tecnologia da PUCRS, focalizando as crianças de 7 a 11 anos que visitam suas exposições acompanhadas da família. Os instrumentos de coleta de dados incluem a observação, filmagem, questionário sociocultural e entrevistas. A análise dos dados terá como principal orientação a ferramenta teórico-metodológica dos Indicadores de Alfabetização Científica. Os dados obtidos serão tratados individualmente e cruzados posteriormente por meio do software QSR Nvivo 2.0, que permite a operacionalização da análise e triangulação de dados qualitativos. Considerando que são escassas as investigações que integrem as crianças em pesquisas e expressem diretamente suas perspectivas e suas opiniões, além de suas experiências em museus, este estudo busca entender e ampliar os conhecimentos de como se dá o processo de AC na interação entre o público infanto-juvenil e o discurso expositivo e reforça o campo de estudos no contexto de AC em ambiente não formal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCALFI, GRAZIELE; MASSARANI, LUISA; MARANDINO, MARTHA; GONCALVES, WANEICY; ROCHA, JESSICA NORBERTO. A study of the interactions and conversations of families visiting the museum of microbiology of the Butantan institute, Sao Paulo, Brazil. JOURNAL OF BIOLOGICAL EDUCATION, v. N/A, p. 20-pg., . (16/20963-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCALFI, Graziele Aparecida de Moraes. Crianças em visitas familiares a museus de ciências: análise do processo de alfabetização científica. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.