Busca avançada
Ano de início
Entree

Gramsci e a dialética da tradução na América Latina: o caso das revistas Pasado y Presente e Presença

Processo: 16/09904-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política
Pesquisador responsável:Alvaro Gabriel Bianchi Mendez
Beneficiário:Camila Massaro Cruz de Góes
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Marxismo   Antonio Gramsci   Tradução   Ideologia política   América Latina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:América Latina | Antonio Gramsci | pensamento político | Tradução | História do pensamento político

Resumo

O projeto apresenta como objeto central dois coletivos editoriais - a revista brasileira Presença e o periódico argentino Pasado y Presente. Tanto o grupo brasileiro quanto o argentino foram formados por intelectuais marxistas que haviam estabelecido uma relação crítica, em graus diferenciados, com os partidos comunistas de seus países e se uniram nestas empreitadas como forma de intervir politicamente no debate estabelecido na época. Além disso, procuravam oferecer um espaço de elaboração cultural para interpretações plurais a respeito dos processos específicos de interrupção e retorno à democracia pelos quais passavam o Brasil e a Argentina. Ambas as revistas recorreram a Antonio Gramsci e ao comunismo italiano para formular suas visões, estabelecendo um diálogo a partir deste referencial com as vertentes nacionais de esquerda e enfrentando de modo geral os dilemas da questão democrática para a ação política. Buscamos, com esta investigação, lançar luz sobre o pensamento político produzido por estes coletivos, tendo como hipótese se tratar de tentativas de tradução do marxismo que apresentaram como ponto de partida, em maior medida, o pensamento de Gramsci e suas categorias. Com este objetivo, buscaremos no contexto mobilizado pelas revistas as especificidades da história política de seus países e a originalidade de suas intervenções teórico-políticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GÓES, Camila Massaro Cruz de. Gramsci e a dialética da tradução na América Latina : o caso das revistas Pasado y Presente e Presença. 2020. 277 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.