Busca avançada
Ano de início
Entree

Solução numérica de problemas viscoelásticos com superfície livre e mudanças topológicas complexas

Processo: 17/04471-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 29 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:Cassio Machiaveli Oishi
Beneficiário:Hugo Leonardo França
Supervisor no Exterior: Jonathan David Evans
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Bath, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:16/00456-2 - Um método numérico para o tratamento de mudanças topológicas em escoamentos viscoelásticos com superfície livre, BP.MS
Assunto(s):Análise numérica

Resumo

Neste projeto, estudaremos estratégias numéricas para lidar com mudanças topológicas complexas em escoamentos de fluidos viscoelásticos. Baseados na combinação do método Marker-And-Cell (MAC) com o esquema Front-Tracking, incorporaremos as equações constitutivas, que descrevem o escoamento viscoelástico, no código criado a partir de diferenças finitas. Este código foi recentemente desenvolvido para resolver escoamentos axissimétricos de fluidos Newtonianos incompressíveis na presença de superfície livre e mudanças topológicas. Para investigar alguns comportamentos peculiares de fluidos complexos, nosso objetivo é estendê-lo para escoamentos viscoelásticos. Simulações do impacto de uma gota sobre uma camada fina de fluido e também da quebra de filamentos serão usadas para validar o esquema numérico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EVANS, JONATHAN D.; FRANCA, HUGO L.; OISHI, CASSIO M. Application of the natural stress formulation for solving unsteady viscoelastic contraction flows. Journal of Computational Physics, v. 388, p. 462-489, JUL 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.