Busca avançada
Ano de início
Entree

Acerca do trabalho coletivo na formação inicial e continuada de professores

Processo: 16/23782-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 31 de março de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Laura Noemi Chaluh
Beneficiário:Ana Maria Alves de Sousa
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Formação continuada do professor   Produção científica   Trabalho colaborativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formação continuada de professores | Formação inicial de professores | Trabalho Coletivo | Formação de Professores

Resumo

O projeto de pesquisa objetiva sistematizar e analisar a produção científica que trata do trabalho coletivo na formação inicial e continuada de professores. Para isso pretendo fazer um levantamento de artigos localizados: a) nos Anais do EDUCERE (Congresso Nacional de Educação) nos anos de 2011, 2013 e 2015 e no ENDIPE (2012, 2014 e 2016). Como existe diversidade de terminologias em relação a essa temática, serão escolhidos os trabalhos que apresentem no seu título as seguintes palavras: trabalho coletivo, trabalho colaborativo, trabalho docente coletivo, coletividade, cooperação. Assim, pretendo desenvolver uma pesquisa bibliográfica (GIL, 2002) para, a partir desta, ampliar a compreensão das perspectivas teóricas que sustentam as diversas terminologias que tratam do trabalho coletivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)