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Método computacional para desenvolvimento da percepção, da atenção e da ação de atletas

Processo: 17/03255-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Caio Margarido Moreira
Beneficiário:Caio Margarido Moreira
Empresa:Sensorial Desenvolvimento de Software Ltda. - ME
Vinculado ao auxílio:16/08321-9 - Método computacional para desenvolvimento percepção, da atenção e da ação de atletas, AP.PIPE
Assunto(s):Desempenho atlético   Atletas   Cognição   Modelos neurológicos   Modelagem computacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ação | atenção | cognição | desempenho | esporte | percepção | Neurociências

Resumo

Na maioria dos esportes, os atletas devem tomar decisões em frações de segundos. A rapidez dessas decisões é determinante para o sucesso em uma competição, e é baseada nas velocidades da percepção do ambiente e/ou do oponente, e da ação. Atualmente, atletas treinam habilidades cerebrais com muita prática física, repetições de movimentos e situações de jogo ou combate. Neste contexto, clubes, seleções, academias, centros de formação e treinadores apresentam problemas em: aumentar a performance esportiva sem aumentar o desgaste físico; identificar que problemas de performance podem estar relacionados a habilidades cerebrais e obter números representativos e confiáveis para guiar o treinamento do atleta. O presente projeto desenvolverá e testará métodos computacionais interativos para o treinamento cognitivo de atletas com o objetivo de aprimorar a performance de atletas em formação até o alto rendimento sem aumentar seu desgaste físico. Nós utilizaremos os mais criteriosos métodos neurocientíficos para treinar o tempo de reação, a tomada de decisão, o controle motor, a atenção, a memória espacial e a visão periférica de atletas em um ambiente gameficado, unindo a experiência do usuário com o rigor científico. A equipe, formada por profissionais das neurociências, psicologia do esporte, desempenho no esporte, medicina, e desenvolvimento computacional e inteligência artificial, será responsável pela elaboração do produto e pela transposição da neurociência do laboratório para o treinamento das seleções de base da Confederação Brasileira de Voleibol, reconhecida mundialmente pela implementação de inovações tecnológicas para a melhora da performance de seus atletas. O projeto pretende, além de fornecer dados relevantes à literatura científica da cognição no esporte, lançar no mercado um produto único, que proporcionará resultados precisos que poderão, em última instância, guiar todo o treinamento dos atletas. (AU)

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