Pesquisa e Inovação: Método computacional para desenvolvimento percepção, da atenção e da ação de atletas
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Método computacional para desenvolvimento percepção, da atenção e da ação de atletas

Processo: 16/08321-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Caio Margarido Moreira
Beneficiário:Caio Margarido Moreira
Empresa:Sensorial Desenvolvimento de Software Ltda. - ME
Município: Ribeirão Preto
Pesquisadores associados:João Pereira Leite ; Marco Antonio Di Bonifacio ; Victor Cavallari Souza
Auxílio(s) vinculado(s):17/18362-7 - Plataforma de avaliação e treinamento cognitivo de atletas utilizando realidade virtual, AP.PIPE
Bolsa(s) vinculada(s):17/10944-7 - Desenvolvimento do back-end da aplicação usando tecnologias Web, .Net, Java ou Python, BP.TT
17/04310-5 - Método computacional para desenvolvimento da percepção, da atenção e da ação de atletas, BP.TT
17/03255-0 - Método computacional para desenvolvimento da percepção, da atenção e da ação de atletas, BP.PIPE
Assunto(s):Desempenho atlético  Atletas  Cognição  Modelos neurológicos  Modelagem computacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção | cognição | desempenho | esporte | percepção | Neurociência

Resumo

Como melhorar o desempenho de atletas sem aumentar o desgaste físico? Com o objetivo de aprimorar a performance desde a formação até o alto rendimento de esportistas, o presente projeto pretende desenvolver métodos computacionais interativos para treinamento perceptual e cognitivo de atletas. Baseados na neurociência e na psicologia experimental, além dos resultados competitivos, os métodos visam auxiliar tanto no diagnóstico como futuramente na recuperação de traumas cranioencefálicos, comum em esportes onde há contato físico. A equipe, formada por profissionais das neurociências, psicologia do esporte, desempenho no esporte, medicina, e desenvolvimento computacional e inteligência artificial, será responsável pela elaboração do produto e pela transposição da neurociência do laboratório para situações reais. O projeto pretende, além de fornecer dados relevantes à literatura científica da percepção e cognição no esporte, lançar no mercado um produto único, proporcionando resultados e cuidado com a saúde neurológica de um amplo segmento da população. (AU)

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