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Capacitação Técnica de Graduados em Fonoaudiologia em Aplicação de um Programa Online de Triagem do Processamento Auditivo em escolares

Processo: 17/10664-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Isabel Ramos Do Amaral
Beneficiário:Samantha Dayane Camargo Brito Plotegher
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/23718-2 - Triagem do processamento auditivo em escolares: validação de um programa online, AP.R
Assunto(s):Crianças   Processamento auditivo   Triagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Processamento Auditivo | triagem | Fonoaudiologia - Audiologia

Resumo

Sabe-se que o impacto negativo das alterações auditivas, sejam elas periféricas ou centrais, pode ser minimizado a partir do momento em que a criança é avaliada e/ou acompanhada adequadamente, além de ser passíveis de prevenção. A triagem auditiva refere-se a procedimentos simples e de fácil aplicação a um grande número de sujeitos, capazes de demonstrar/identificar uma possível alteração da função auditiva e traçar um perfil da população avaliada. A alteração é detectada por meio de desempenho abaixo do esperado nas tarefas auditivas realizadas, quando comparado com o desempenho esperado de indivíduos normais. Apesar de avanços na área do PA, muitas questões ainda permeiam os estudos e não há um consenso quanto a procedimentos de triagem e até mesmo de diagnóstico que sejam utilizados de forma uniforme em todo o mundo,em diferentes faixas etárias para identificação do Transtorno do Processamento Auditivo (TPA). Na literatura discutem-se os benefícios e custos da realização da triagem do TPA, assim como qual bateria mínima ou protocolo deve ser realizado para a triagem apresentar alta sensibilidade e boa especificidade. Além disso, espera-se que os procedimentos sejam de fácil aplicação, principalmente no contexto escolar. A utilização de diferentes recursos advindos do uso do computador, tais como web sites ou softwares especializados, tanto para a triagem e diagnóstico de alterações relacionadas ao PA, quanto no manejo clínico-terapêutico dos casos, resulta em uma série de benefícios que dizem respeito ao paciente que realiza a tarefa e também ao avaliador/terapeuta e/ou pesquisador que controla os dados obtidos. Desta forma, oobjetivo deste projeto será capacitar um graduado em Fonoaudiologia a desenvolver eaplicar programa triagem do processamento auditivo aplicado ao contexto escolar.

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