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Redes sociais, efeitos de pares e competências socioemocionais

Processo: 16/25184-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Cristine Campos de Xavier Pinto
Beneficiário:Natália Zanetti Marchi
Instituição Sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Economia da educação   Ensino fundamental   Aptidão cognitiva   Amizade   Relações interpessoais   Redes sociais (grupos sociais)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Efeitos de pares | habilidades cognitivas | habilidades socioemocionais | Economia da Educação

Resumo

O objetivo desta tese é investigar a existência de efeitos de pares sobre as competências socioemocionais de alunos do ensino fundamental, primeiro utilizando um modelo tradicional de estimação de efeitos de pares que permita a identificação dos efeitos endôgeno e contextual, controlando a possibilidade de existência de efeitos correlatos. Em seguida, utilizando uma base de dados com informação sobre os vínculos de amizade dos alunos, que nos permitirá construir a rede social dos mesmos (caracterizada pelo conjunto desses vínculos), analisaremos quais características mais influenciam no processo de formação dessas redes sociais. Por fim, utilizando outro método econométrico, investigaremos a possibilidade de heterogeneidade nos efeitos de pares, explorando o papel do posicionamento do aluno dentro da rede social na intensidade desses efeitos. (AU)

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