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O magistério na sala de aula: um estudo sobre A Linguagem Didática no Ensino Moderno (1956) e O Quadro-Negro e sua Utilização no Ensino (1954) de Luiz Alves de Mattos

Processo: 17/08108-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Vivian Batista da Silva
Beneficiário:Keila da Silva Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sala de aula   Formação de professores   Pedagogia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação de professores | Manuais pedagógicos | Saberes pedagógicos | sala de aula | História da Educação, Didática

Resumo

O presente projeto pretende colaborar com os estudos que investigam como os professores vêm sendo formados para o trabalho em sala de aula e que tipo de orientações eles recebem para o uso de técnicas e métodos didáticos. A pesquisa examina essas questões tomando como fontes os manuais pedagógicos escritos por Luiz Alves de Mattos, sendo os quais: A linguagem didática no ensino moderno (1956) e O quadro-negro e sua utilização no ensino (1954). Os escritos de Mattos nos permitem conhecer alguns dos caminhos propostos para a formação docente no que se refere ao uso de técnicas e métodos de ensino. Levando-se em consideração que os livros de Mattos, além de contemplar as aulas da Faculdade Nacional de Filosofia, também vislumbravam temas previstos em Escolas Normais e Institutos de Educação, pode-se supor que estes tenham circulado em vários cursos, tratando-se de uma fonte valiosa já estudada em pesquisas da área (Silva, 2001; Silva, 2005) para interrogar sobre o que os professores sabem de determinados tópicos do programa dos cursos que fizeram, em especial, dos tópicos que se direcionaram mais à sua formação didática. A investigação desses títulos, suas orientações e modos pelos quais os professores eram formados para a sala de aula, serão analisados atentando-se aos significativos trabalhos de Chartier (1988; 1996), Perrenoud (1999; 2002), Choppin (2002), Silva (2001; 2005) dentre outros, de modo a compreender como alguns aspectos referentes a sala de aula (ofício do aluno e do professor, os métodos de ensino, a organização das turmas e o contrato didático) foram tratados nos dois manuais de Mattos. (AU)

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