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Revisão conceitual sobre Alienação Parental e comparação do conhecimento de profissionais e estudantes de psicologia

Processo: 17/00685-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2017
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Beneficiário:Viviane Dutra Gama
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Alienação parental   Prevalência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alienação parental | Formação profissional | Prevalência | Psicologia Jurídica | revisão de literatura | Síndrome de Alienação Parental | Análise e Prevenção de Violência

Resumo

Os termos Alienação Parental (AP) e Síndrome de Alienação Parental (SAP) têm ganhado notoriedade no sistema judicial brasileiro a partir da aprovação da chamada "Lei de Alienação Parental". Entretanto, a lei foi promulgada sem que as discussões sobre os conceitos em questão estivessem suficientemente avançadas no âmbito acadêmico, o que dificulta a atuação do profissional de Psicologia nos casos em que atua como perito à serviço da justiça. Mesmo com a aprovação da lei, pouco se têm avançado nesta área, considerando isto o presente trabalho possui dois objetivos: 1) realizar uma revisão conceitual acerca da SAP e AP; e 2) comparar e contrastar os conhecimentos de profissionais e estudantes brasileiros de Psicologia acerca do conceito de AP. Para a revisão serão consultadas as publicações disponíveis dos últimos quinze anos nas bases de dados PsychINFO, Web of Science, LILACS, MEDLINE, PubMed e Willey, avaliando país de origem, o tipo de estudo descrito, a definição utilizada pelos autores para os conceitos de AP e SAP, sua postura em relação à SAP e análise das classes de respostas dos genitores elencadas como imprescindíveis na identificação de casos de AP. Para o estudo de comparação de conhecimentos entre estudantes e profissionais serão analisadas as respostas previamente coletadas de 137 psicólogos atuantes no sistema judiciário e que responderam ao instrumento Family Court Survey (FCS). Adicionalmente, serão coletadas as respostas de 150 estudantes de Psicologia. Os participantes responderão a uma versão adaptada do instrumento (FCS) de aplicação online e as respostas serão analisadas a partir de estatísticas descritivas e inferenciais, avaliando possíveis diferenças entre os grupos. (AU)

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