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Leitura do nome da via em que o motorista se encontra em mapa de Sistema de Guia de Rota

Processo: 17/09152-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geodésia
Pesquisador responsável:Edmur Azevedo Pugliesi
Beneficiário:Cleber Junior Alencar
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Mapas   Toponímia   Mapeamento geográfico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação de mapa | mapa dinâmico | mapa egocêntrico | navegação e guia de rota | Projeto Cartográfico | toponímia de via | Cartografia

Resumo

A utilização Sistemas de Navegação e Guia de Rota em Automóvel (SINGRA) têm contribuído significativamente para diversos fatores, dentre os quais economia, mobilidade e sensação de segurança. A literatura recomenda que, para mapas apresentados com esquema de referência não egocêntrico, as feições lineares deveriam ser rotuladas para seguir a linha. Entretanto, isto pode aumentar o tempo de leitura do mapa enquanto dirige. Este projeto de pesquisa tem como objetivo projetar a toponímia de via para o local em que o motorista se encontra, em um mapa dinâmico e egocêntrico de SINGRA, e avaliar o desempenho da comunicação cartográfica no contexto de uso dos mapas. As etapas para a realização deste trabalho de pesquisa são: revisão de literatura; concepção de projetos gráficos para a toponímia de vias; preparação de documentos para experimentação; seleção dos participantes; configuração do aparato tecnológico e validação do ambiente de teste; experimentação; extração e organização dos dados; análise dos resultados. Pretende-se identificar os tipos de posicionamento da toponímia de via, localizados próximos do símbolo do automóvel, que apresentam alto desempenho no processo de comunicação cartográfica tais como, reduzido tempo de leitura do mapa, maior número de acertos e alto nível de satisfação. (AU)

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