Busca avançada
Ano de início
Entree

Acompanhamento de crianças entre 3 e 4 anos e 11 meses de idade, a partir de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil

Processo: 17/13697-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Kelly Cristina Brandão da Silva
Beneficiário:Amanda Larissa Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/21630-0 - Sinais de risco e sofrimento psíquico na primeira infância: identificação e estratégicas de intervenção, AP.R
Assunto(s):Estudos interdisciplinares   Relações pais-criança   Desenvolvimento infantil   Avaliação psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição de linguagem | indicadores clínicos de risco psíquico | intervenção precoce | Interdisciplinar

Resumo

Acompanhamento, observação e análise, em uma perspectiva psicanalítica, da relação entre pais e filhos entre 3 e 4 anos e 11 meses, a partir de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil, em trabalho conjunto com o pesquisador responsável. Trata-se de um estudo analítico e prospectivo, que prevê a avaliação de crianças durante o período de um ano, as quais participem de atendimentos nos ambulatórios do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto", da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (CEPRE/FCM/UNICAMP). A avaliação será realizada mediante o uso do instrumento AP 3 - Avaliação Psicanalítica aos 3 anos, o qual permite a avaliação e a detecção precoce de problemas no desenvolvimento infantil, em relação aos processos de interação e linguagem. A coleta de dados será realizada através de entrevistas semi-estruturadas com os pais/cuidadores e da observação dos processos de interação e linguagem das crianças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMANDA LARISSA NOGUEIRA; KELLY CRISTINA BRANDÃO DA SILVA. Aquisição de linguagem a exceder a fala: gestos de bebês e função interpretativa do cuidador. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 38, n. 2, . (16/21630-0, 17/13697-0)