Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de compósitos contendo ortofosfato de cálcio sobre a microdureza do esmalte exposto a desafio cariogênico

Processo: 17/06446-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Roberto Ruggiero Braga
Beneficiário:Mirella Flávia Corrêa Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Esmalte dentário   Materiais compósitos   Microdureza
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cárie Dentária | microdureza | ortofosfato de cálcio | compósitos

Resumo

Embora a severidade e prevalência da doença cárie tenham sofrido um grande declínio nos países desenvolvidos, permanece a necessidade de aumentar a longevidade dos tratamentos restauradores com resinas compostas. Estudos mostram que os íons liberados por restaurações contendo partículas de ortofosfato de cálcio podem proteger o esmalte adjacente contra desafios cariogênicos. O objetivo deste projeto é verificar o possível efeito protetor sobre o esmalte de compósitos experimentais contendo nanopartículas de fosfato dicálcico dihidratado (DCPD), através do teste de microdureza. Cavidades preparadas na superfície vestibular de incisivos bovinos serão restauradas com um dos seguintes materiais (n=10): compósito experimental contendo 60% em volume de vidro de bário (controle 1), compósitos experimentais contendo 10% e 20% de DCPD (adicionados às custas da redução do vidro de bário) e cimento de ionômero de vidro (controle 2). Os corpos de prova passarão por 14 dias de ciclagem de pH e em seguida serão analisadas a microdureza superficial e transversal. A diferença percentual da microdureza do esmalte entre o lado controle (protegido por esmalte cosmético) e o lado exposto à ciclagem será calculada. Os dados serão analisados quanto à normalidade e homocedasticidade para se definir o teste estatístico que será utilizado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHIARI, MARINA D. S.; RODRIGUES, MARCELA C.; PINTO, MIRELLA F. C.; VIEIRA, DOUGLAS N.; VICHI, FLAVIO M.; VEGA, OSCAR; CHRZANOWSKI, WOJCIECH; NAGAOKA, NORIYUKI; BRAGA, ROBERTO R.. Development of brushite particles synthesized in the presence of acidic monomers for dental applications. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 116, . (17/06446-1, 16/50321-6, 16/25971-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.