Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuição da expressão de COX-2 de neutrófilos no processo inflamatório e na hiperalgesia durante a Artrite Reumatoide experimental induzida por colágeno em camundongos

Processo: 17/07162-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2021
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Carlos Amilcar Parada
Beneficiário:Nathalia Santos Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Artrite reumatoide   Hiperalgesia   Ciclo-oxigenase 2   Colágeno   Neutrófilos   Modelos animais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cox-2 | Hiperalgesia | Inflamação | neutrófilos | Dor e inflamação

Resumo

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune de origem inflamatória, sistêmica e crônica que atinge principalmente as membranas sinoviais, estruturas articulares e outros tecidos conectivos, impactando severamente a qualidade de vida do paciente e, embora já se compreenda a contribuição de susceptibilidade genética e fatores ambientais para a instauração da doença, os fatores que levam ao desenvolvimento da autoimunidade permanecem ainda obscuros. Além do edema, a dor nas articulações é descrita como a maior carga para os pacientes com AR, sendo um dos principais fatores que levam ao quadro de incapacitação. A inflamação e os danos às cartilagens nesta patologia resultam da ação de um massivo infiltrado celular do qual 90% corresponde à neutrófilos, sugerindo um papel causal destas células no desenvolvimento da AR. Adicionalmente, a inibição da síntese de prostanóides por anti-inflamatórios não esteroidais (NSAIDs) amenizam ambas, inflamação e dor, sendo empregados clinicamente como tratamento de primeira escolha dos sintomas da AR, mesmo que com impactantes efeitos colaterais. No sentido de contornar tais efeitos, este projeto utilizará um modelo experimental de AR induzida por colágeno (CIA) em animais nos quais o gene COX-2 é deletado condicionalmente em neutrófilos visando investigar se os prostanóides liberados por estas células possuem papel relevante na instauração e desenvolvimento da inflamação e da hiperalgesia durante a AR experimental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARVALHO, NATHALIA SANTOS; PAES LEMES, JULIA BORGES; PAGLIUSI JR, MARCO; DOS SANTOS MACHADO, ANA CAROLINA; MALANGE, KAUE FRANCO; PRAL, LAIS PASSARIELLO; FACHI, JOSE LUIS; NISHIJIMA, CATARINE MASSUCATO; DOS SANTOS, GILSON GONCALVES; TAMBELI, CLAUDIA HERRERA; et al. Neutrophil-Derived COX-2 has a Key Role during Inflammatory Hyperalgesia. Inflammation, v. 45, n. 6, p. 14-pg., . (17/07162-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Nathalia Santos. Contribuição da expressão de COX-2 de neutrófilos no modelo de hiperalgesia inflamatória em camundongos. 2022. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.