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Índice de bem-estar e aspectos positivos e negativos de estudantes do ensino fundamental

Processo: 17/19740-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2017
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Acordo de Cooperação: Natura
Pesquisador responsável:Ana Lucia de Moraes Horta
Beneficiário:Thais Arrigotti
Instituição Sede: Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50282-5 - Positive psychology and neuroscience: translational research to promote well-being and emotional regulation, AP.PCPE
Assunto(s):Alunos   Crianças   Escolas   Bem-estar social   Promoção da saúde   Saúde pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afeto negativo | Afeto positivo | Bem estar | escola | Saúde | Saúde Coletiva

Resumo

A escola configura como uma importante instituição na promoção do desenvolvimento na infância. Como responsável pela construção e transmissão de conhecimento, crescimento físico, intelectual, emocional e social da pessoa atua como espaço de desenvolvimento que reflete na sociedade. Porém, as situações vivenciadas no cotidiano da escola, revelam a multiplicidade de fatores que envolvem o bem-estar, problemas psicológicos e psicossociais, além da qualidade das relações interpessoais na comunidade escolar. Em relação ao bem estar de crianças, destaca-se a importância de investigar também otimismo e fatores relacionados a aspectos negativos positivos como meio de prevenir depressão em crianças adultos, pois segundo pesquisas da psicologia positiva, concluíram pessoas otimistas não desistiam diante de problemas sem soluções e resistiam ao desamparo. Algumas experiências mostram que é possível articular objetivos de desenvolvimento sócio emocional a objetivos acadêmicos, incluindo a qualidade de vida e melhora das relações interpessoais entre professores, pais/responsáveis e estudantes. Objetivo: identificar o bem-estar e afetos positivos e negativos de estudantes do Ensino Fundamental. Assim, espera-se ao final da investigação desenvolver estratégias exequíveis na promoção da saúde. (AU)

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