Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação professor-aluno e saúde mental de pré-escolares

Processo: 16/10120-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2016 - 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Sheila Cavalcante Caetano
Beneficiário:Sheila Cavalcante Caetano
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Jacy Perissinoto ; Jair de Jesus Mari ; Maria Conceição do Rosário ; Marília Mariano ; Pamela Jean Surkan ; Silvia Saboia Martins ; Zila van der Meer Sanchez Dutenhefner
Assunto(s):Crianças  Desenvolvimento  Professores  Cognição 

Resumo

A Educação Infantil destina-se a crianças de até 5 anos e tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Para que o ensino seja eficaz, é necessário que haja uma boa interação professor-aluno. Ademais, essas interações podem impactar tanto positivamente quanto negativamente nos desenvolvimentos cognitivo e sócio-emocional, além de associar-se com sintomas/síndromes internalizantes e externalizantes nas crianças. O objetivo geral desta pesquisa é investigar interação professor-aluno em uma amostra representativa de crianças pré-escolares da rede pública. Os objetivos específicos são examinar se os indicadores da interação professor-aluno associam-se com desenvolvimento e saúde mental das crianças (desenvolvimento cognitivo, sócio-emocional e linguagem, e sintomas/síndromes internalizantes e externalizantes). Nossa proposta será realizada juntamente com o estudo epidemiológico já financiado pelo CNPq "Trauma, saúde mental e desenvolvimento da primeira infância", que identificará os fatores de risco para o desenvolvimento de sintomas e/ou síndromes internalizantes e externalizantes na primeira infância, bem como atrasos no desenvolvimento cognitivo, sócio-emocional e de linguagem, com foco no papel central de eventos traumáticos, em uma amostra representativa de 1.250 crianças que frequentem pré-escolas públicas, em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo. Para nossa proposta atual usaremos a Classroom Assessment Scoring System® (CLASS) para estudar interação professor-aluno. Esse estudo é útil tanto para a programação de ensino e a prática de professores, como para aspectos do desenvolvimento e saúde mental de crianças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (1 total):
Canguru News: Os desequilíbrios emocionais de crianças na pré-escola (11/Nov/2020)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHEILA C. CAETANO; MARCOS V.V. RIBEIRO; MELANIE S. ASKARI; ZILA M. SANCHEZ; MARIA C. DO ROSÁRIO; JACY PERISSINOTO; ROSA RESEGUE; ERIKA FELIX; MARÍLIA MARIANO; THIAGO M. FIDALGO; MICHELLE CAETANO; JAIR J. MARI; PAMELA J. SURKAN; SILVIA S. MARTINS. An epidemiological study of childhood development in an urban setting in Brazil. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 43, n. 1, p. 43-54, Fev. 2021.
MOLINO, ANDREA R.; FIDALGO, THIAGO M.; RIBEIRO, V, MARCOS; MARIANO, MARILIA; MARTINS, SILVIA S.; CAETANO, SHEILA C.; SURKAN, PAMELA J. Maternal cigarette use during pregnancy and school readiness: An analysis of preschool age children in Sao Paulo, Brazil. EARLY HUMAN DEVELOPMENT, v. 148, SEP 2020. Citações Web of Science: 0.
PAOLA MATIKO MARTINS OKUDA; ERIKA FÉLIX; HUGO COGO-MOREIRA; TING LIU; PAMELA J. SURKAN; SILVIA S. MARTINS; SHEILA C. CAETANO. Construct validity of the Motor Development Scale (MDS). Trends in Psychiatry and Psychotherapy, v. 42, n. 1, p. 82-85, Mar. 2020. Citações Web of Science: 0.
SHEILA C. CAETANO; MARCOS V.V. RIBEIRO; MELANIE S. ASKARI; ZILA M. SANCHEZ; MARIA C. DO ROSÁRIO; JACY PERISSINOTO; ROSA RESEGUE; ERIKA FELIX; MARÍLIA MARIANO; THIAGO M. FIDALGO; MICHELLE CAETANO; JAIR J. MARI; PAMELA J. SURKAN; SILVIA S. MARTINS. An epidemiological study of childhood development in an urban setting in Brazil. Revista Brasileira de Psiquiatria, n. ahead, p. -, 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.