Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de parâmetros termodinâmicos e atividade intrínseca da hemoglobina extracelular de Amynthas gracilis (HbAg)

Processo: 17/19332-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 10 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Patrícia Soares Santiago
Beneficiário:Jonathan Brito Souza de Oliveira
Supervisor no Exterior: Nuno Fernando Duarte Cordeiro Correia dos Santos
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Registro. Registro , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:16/10884-1 - Caracterização estrutural da hemoglobina extracelular de Amynthas gracilis (HbAg) por diferentes técnicas biofísicas, BP.MS
Assunto(s):Termodinâmica   Peroxidase   Hemoglobinas   Proteínas

Resumo

As proteínas carreadoras de oxigênio constituem um grupo de proteínas que desempenham um papel vital nos organismos. Dentro deste grupo podemos citar a mioglobina, hemoglobina intracelular e citocromo c, os quais são intensivamente estudados, sendo que o interesse de vários grupos de pesquisa em hemoglobinas extracelulares gigantes ou então chamadas de eritrucruorinas (Ec) é relativamente recente. A importância em se estudar as Ec está relacionada à sua alta estabilidade oligomérica, resistência à oxidação, alta cooperatividade e alta afinidade para ligar oxigênio, além do potencial uso em aplicações biomédicas como substituto sanguíneo. Tais propriedades tornam as Ec bastante singulares e interessantes para estudos com aplicações biotecnológicas. O presente projeto de estágio tem como objetivos estudos de cinética de agregação/dissociação da Ec do anelídeo Amynthas gracilis (HbAg). Por espalhamento de luz Dinâmico (DLS) pretende-se avaliar as propriedades hidrodinâmicas da HbAg e de suas subunidades em diferentes condições de pH, concentração, temperatura e, na presença de agentes caotrópicos. Estes resultados permitirão avançarmos na compreensão dos fenômenos de agregação/dissociação envolvidos nesta hemoglobina extracelular. Adicionalmente, pretende-se realizar ensaios para a observação de possíveis atividades peroxidase da HbAg. (AU)