Busca avançada
Ano de início
Entree

Combinando Inteligência Artificial e Multimodal para Emoção Classificação

Processo: 17/21054-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Jó Ueyama
Beneficiário:Leandro Yukio Mano Alves
Supervisor no Exterior: Michael Biehl
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Groningen, Holanda  
Vinculado à bolsa:16/14267-7 - Explorando Internet das Coisas e Inteligência Artificial no contexto de Saúde em Casas Inteligentes: uma abordagem física e emocional, BP.DR
Assunto(s):Emoções   Aprendizado computacional   Internet das coisas

Resumo

Estudos atuais no campo da interação Homem-Computador chamaram a atenção para a importância dos fatores emocionais ao interagir com os sistemas computacionais. Acredita-se que, se agentes inteligentes são empregados para determinar a natureza das emoções de um usuário, eles podem induzir e despertar de uma maneira que atua como um estímulo ao interagir com computadores. Por exemplo, se o computador descobre que o usuário está cansado, sob estresse ou deprimido, tenta "persuadi-lo" a superar esse estado emocional através de uma música, vídeo e/ou um jogo. Um grande desafio para pesquisadores na interação homem-computador é fornecer sistemas que sejam capazes de reconhecer, interpretar e reagir de forma inteligente e sensível às emoções do usuário e, assim, atender aos requisitos do maior número possível de indivíduos. Um dos caminhos e proposta de projeto é desenvolver sistemas flexíveis que possam lidar com um grande número de emoções/tipos de comportamento. O objetivo principal na realização dessa interação emocional é melhorar a coerência, consistência e credibilidade das reações e respostas computacionais que ocorrem durante uma interação humana através de uma interface humano-computador. Neste contexto, há uma oportunidade para explorar sistemas computacionais capazes de identificar ou inferir o estado emocional do usuário em tempo de execução; por exemplo, se o software está ciente de um estado emocional "triste" de um indivíduo idoso, pode sugerir uma música, um filme ou uma atividade que pode mudar para um estado emocional "feliz" e assim determinar e/ou prevenir distúrbios emocionais. Este projeto visa desenvolver e avaliar um modelo que possa: i) identificar o estado emocional dos usuários; ii) explorar múltiplos sensores para a classificação da emoção, e; iii) realizar a relação das respostas de múltiplos sensores para determinar a emoção do usuário.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANO, LEANDRO Y.; BARROS, VINICIUS A.; NUNES, LUIZ H.; SAWADA, LUANA O.; ESTRELLA, JULIO C.; UEYAMA, JO. ENLACE: A Combination of Layer-Based Architecture and Wireless Communication for Emotion Monitoring in Healthcare. MOBILE INFORMATION SYSTEMS, v. 2019, JUL 10 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.