Busca avançada
Ano de início
Entree

Obesidade metabolicamente benigna e sua associação com o estresse no trabalho no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil)

Processo: 16/24183-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Beatriz Helena Carvalho Tess
Beneficiário:Lia Iida Imbiriba Rodrigues
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Medicina preventiva   Epidemiologia   Prevalência   Estresse profissional   Obesidade metabolicamente benigna   Estudos longitudinais

Resumo

As prevalências de sobrepeso e obesidade têm aumentado continuamente no Brasil, a partir da década de 1970. Paralelamente, o estresse no trabalho tem se mostrado um importante fator de risco para o adoecimento. Há descrição na literatura científica internacional de perfis antropométrico-metabólicos, entre eles: obesidade metabolicamente benigna e obesidade metabolicamente adversa. Hipotetizando-se que o estresse está associado com o fenótipo da obesidade metabolicamente adversa, estudos que investiguem a relação entre esses dois fatores, altamente prevalentes em nosso meio, podem ter implicações importantes no planejamento das estratégias terapêuticas para os indivíduos portadores de obesidade. Objetivo: Investigar a associação entre os níveis de estresse no trabalho e o fenótipo da Obesidade Metabolicamente Benigna na população de participantes do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Métodos: O ELSA-Brasil é um estudo de coorte multicêntrico com 15.105 funcionários públicos de seis universidades e centros de pesquisa brasileiros. O presente estudo utiliza dados coletados na primeira onda do projeto entre 2008 e 2010. A classificação dos indivíduos em perfis antropométrico-metabólicos utiliza a definição de Síndrome Metabólica do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES). A medida de estresse no trabalho tem base na versão brasileira do Swedish Demand-Control-Support Questionnaire (DCSQ). (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.