Busca avançada
Ano de início
Entree

O governo representativo e o processo de democratização no Brasil: a participação eleitoral em 1900-1964

Processo: 17/19828-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:Luiz Felipe de Alencastro
Beneficiário:Jaqueline Porto Zulini
Instituição Sede: Escola de Economia de São Paulo (EESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/15658-1 - As instituições políticas subnacionais: um estudo comparativo dos estados brasileiros, AP.TEM
Assunto(s):Governo representativo   Participação eleitoral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competição Política | governo representativo | Participação eleitoral | processo de democratização do Brasil | História eleitoral

Resumo

O projeto investiga o processo de democratização do Brasil através da trajetória da participação política considerando as mudanças ocorridas em duas dimensões específicas: a extensão do direito de voto (o crescimento do número de eleitores) e a gradual emancipação dos eleitores (a construção da independência no ato do voto). O momento decisivo para a passagem à democracia já está bem identificado no caso da primeira dimensão: o número de eleitores aumentou significativamente no país a partir de 1945 (NICOLAU, 2012; FAORO, 1989). Entretanto, não existem explicações conclusivas para o fato. A hipótese principal deste trabalho interpreta o aumento do eleitorado como produto do aumento da competição política entre os partidos de 1945 em diante. No que se refere à segunda dimensão há menos clareza a respeito de quando o eleitor passa a votar sem a coação e o controle direto de terceiros, como coronéis e partidos. Aqui a pesquisa apostará na busca de mecanismos capazes de emancipar o comportamento eleitoral das massas partindo da hipótese de que as regras eleitorais criaram as condições para o voto independente. Em termos operacionais, o estudo focará os pleitos federais ocorridos desde 1900 até 1964. Dados eleitorais desagregados no nível dos municípios e o trâmite do contencioso eleitoral (denominação do processo de validação dos resultados das eleições e solução de recursos) entrarão em exame como fontes principais no propósito de mapear padrões no relacionamento entre partidos e eleitores. Além da reflexão teórica, a realização do projeto contribuirá com o resgate de informações inéditas sobre os pleitos que antecedem a democracia de 1946-1964.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JAQUELINE PORTO ZULINI; PAOLO RICCI. O CÓDIGO ELEITORAL DE 1932 E AS ELEIÇÕES DA ERA VARGAS: UM PASSO NA DIREÇÃO DA DEMOCRACIA?. Estud. hist. (Rio J.), v. 33, n. 71, p. 600-623, . (18/23060-2, 17/19828-0)
RICCI, PAOLO; VENTURELLI, GUSTAVO. Geometric tool kit for higher-spin gravity (Part I): An introduction to the geometry of differential operators. NATIONS AND NATIONALISM, v. 29, n. 3, p. 19-pg., . (17/19828-0, 18/23060-2)
HILDA SABATO; JAQUELINE PORTO ZULINI. CURIOSIDADE CIENTÍFICA, DISCIPLINA E MÉTODO: UMA ENTREVISTA COM A PROFESSORA HILDA SABATO. Estud. hist. (Rio J.), v. 35, n. 75, p. 176-189, . (17/19828-0)