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Envolvimento dos sistemas glutamatérgico e GABAérgico no subículo dorsal sobre os processos de aquisição e consolidação de memória em tarefas de aprendizagem aversiva em ratos

Processo: 17/09837-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Maria Gabriela Menezes de Oliveira
Beneficiário:Márcio Braga de Melo
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicobiologia   GABA   Esquiva inibitória   N-metilaspartato

Resumo

Tem sido proposto que o subículo seja uma peça fundamental na circuitaria neural que envolve a formação hipocampal, além de apresentar conexões com áreas como córtex pré-frontal e amígdala. Essas regiões são amplamente pesquisadas no que diz respeito a seus envolvimentos com a aprendizagem aversiva, estudada através dos paradigmas do condicionamento de medo e da esquiva inibitória. Observa-se o envolvimento diferencial de receptores NMDA nessas estruturas em diferentes aspectos da aprendizagem aversiva, como nos processos de aquisição e consolidação de memória. O possível envolvimento desses receptores no subículo com a aprendizagem aversiva, contudo, ainda não é claro. Além disso, a inativação temporária dessa região com muscimol pode apresentar resultados distintos daqueles encontrados através de bloqueio NMDA. Por outro lado, resultados divergentes quando a aprendizagem aversiva é avaliada por diferentes tarefas são reportados, o que pode sugerir circuitarias neurais distintas subjacentes a essas. Desse modo, trabalhos que investiguem o envolvimento neuroquímico dessa estrutura na aprendizagem aversiva, considerando as possíveis diferenças em termos de circuitaria neural entre esses paradigmas experimentais, são demandados. Neste sentido, o presente projeto propõe-se, de modo geral, a avaliar o envolvimento dos receptores NMDA no subículo e as consequências da inativação temporária dessa região em testes de aprendizagem aversiva em ratos. Especificamente, buscar-se-á analisar o efeito da administração de AP-5 e de muscimol no subículo dorsal sobre a aquisição e a consolidação de memória nas tarefas de condicionamento de medo ao contexto e esquiva inibitória.