Busca avançada
Ano de início
Entree

Bloqueio dos nervos isquiático e femoral em felinos: estudo anatômico e determinação do volume adequado para técnica às cegas

Processo: 17/17880-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Beatriz Perez Floriano
Beneficiário:Daniela Ribas Jané
Instituição Sede: Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO). Fundação Educacional Miguel Mofarrej. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Gatos   Lidocaína   Dissecção   Nervo isquiático   Anestesia local   Anestesiologia veterinária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestesia local | Bloqueio perineural | dissecção | gato | lidocaína | Anestesiologia Veterinária

Resumo

A anestesia locorregional vem ganhando destaque em pequenos animais, porém poucos são os estudos na espécie felina. O presente estudo tem por objetivo geral determinar o volume de solução anestésica adequado para realização do bloqueio dos nervos isquiático e femoral em felinos de forma cega, a fim de viabilizar sua realização na prática clínica sem auxílio de tecnologias. O estudo será dividido em três fases. Na primeira, será realizado: (1) treinamento da dissecção dos nervos isquiático e femoral em cadáveres felinos. A segunda fase (2) envolverá a determinação do volume de azul de metileno 1% necessário para corar no mínimo 2 cm de extensão dos nervos de cadáveres felinos, verificada mediante janelas de dissecção. Para tanto, dois grupos de volumes distintos serão comparados: 0,2 mL/kg/nervo e 0,3 mL/kg/nervo. Cada grupo corresponderá a um membro do mesmo cadáver, estabelecendo uma comparação pareada entre os volumes. A última fase do estudo envolverá e (3) a aplicação clínica do volume previamente determinado em 10 gatos saudáveis a fim de avaliar a eficácia dos bloqueios dos nervos isquiático e femoral. Será utilizada a lidocaína 2% sem vasoconstritor em total de 2 mg/kg/nervo, diluídos com solução de NaCl 0,9% até o total necessário. O bloqueio será realizado sob anestesia dissociativa com associação uma combinação de cetamina 10% e xilazina 2% por via intramuscular. Os animais serão avaliados antes do bloqueio (MB) e em intervalos de 15 minutos até o retorno da sensibilidade do membro (M15, M30 etc.) por meio de escores atribuídos ao reflexo patelar, resposta de dor superficial e profunda. A primeira fase do estudo será analisada por meio de estatística descritiva. A segunda fase será avaliada por meio de teste exato de Fisher para avaliar a área corada e teste t pareado para comparar os diferentes volumes. Na terceira fase, os resultados dos escores no MA e no M0 serão comparados por meio de teste de Wilcoxon pareado e a duração dos bloqueios será comparada por meio de teste t pareado. O projeto foi delineado para execução no prazo de 12 meses e os resultados serão divulgados por meio de publicação em periódico e apresentação em eventos científicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANE, D. R.; GUSMAO, B. S.; OLIVEIRA, B. B.; CUSTODIO, L. P.; REIS FILHO, N. P.; TREIN, T. A.; FLORIANO, B. P.. [Comparação de dois volumes para injeção perineural no nervo isquiático utilizando azul de metileno 1% em cadáveres de coelhos]. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 73, n. 6, p. 1309-1314, . (17/17880-4)