A relação entre conhecimento e moral na obra tardia de Theodor W. Adorno
Interpretação e história natural em Adorno: a transitoriedade como categoria moral
A crítica da razão de Horkheimer e as noções de interiorização da dominação e inte...
Processo: | 17/21507-7 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 26 de fevereiro de 2018 |
Data de Término da vigência: | 25 de agosto de 2018 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | Vladimir Pinheiro Safatle |
Beneficiário: | Felipe Catalani |
Supervisor: | Rahel Simone Anna Jaeggi |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | Humboldt University, Alemanha |
Vinculado à bolsa: | 16/06614-9 - A relação entre conhecimento e moral na obra tardia de Theodor W. Adorno, BP.MS |
Assunto(s): | Teoria crítica Theodor W. Adorno Filosofia moral |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Adorno | Filosofia Moral | Teoria Crítica | Theodor W | Teoria Crítica |
Resumo Neste projeto pretendemos investigar problemas relativos à filosofia moral adorniana enquanto uma crítica à filosofia moral. O ponto de partida de nossa pesquisa era compreender a relação entre conhecimento e moral na obra tardia de Adorno, especialmente em sua Dialética Negativa. Compreendemos que é essencial para a ideia de teoria crítica que os momentos gnosiológicos e o ético-prático não sejam momentos separados, mas intrinsicamente unidos. Neste sentido, nosso esforço é investigar como ambos momentos estão relacionados na obra tardia de Adorno, isto é, como a Dialética Negativa atualiza esse motivo central na ideia de teoria crítica tal como formulada por Horkheimer em Teoria Tradicional e Teoria Crítica. Por este motivo, nos parece importante entender como o conceito enfático de verdade em Adorno possui um forte sentido moral, em oposição ao conceito positivista de verdade enquanto uma afirmação neutra, enquanto adaequatio entre uma proposição e um objeto. O conceito de verdade como pertencente ao âmbito da "filosofia prática" possui uma longa história, que nos remete à tradição dialética desde Hegel. No contexto da teoria crítica, tal conceito de verdade torna-se claro especialmente nos trabalhos de Lukacs, Bloch, Marcuse e Horkheimer. Na Dialética Negativa, por meio da relação entre verdade e sofrimento, a verdade ganha uma forma ética particular, unindo sein e sollen, no sentido de que, para Adorno, é um imperativo de que o sofrimento não deve ser. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |