Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da viabilidade e da infectividade de oocistos de Cryptosporidium e cistos de Giardia obtidos de águas superficiais e residuárias pela técnica de cultura celular integrada à PCR em tempo real (ICC-RTqPCR)

Processo: 17/10175-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2018
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2021
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Maria Ines Zanoli Sato
Beneficiário:Ronalda Silva de Araújo
Instituição Sede:Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de água   Qualidade da água   Giardia   Cryptosporidium   Oocistos   Viabilidade microbiana   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cryptosporidium | Giardia | Pcr | RTqPCR | Saneamento ambiental | Viabilidade | Parasitologia Ambiental

Resumo

O acesso à água potável livre de parasitas patogênicos, especialmente Cryptosporidium e Giardia, continua a ser um desafio para os sistemas produtores de água. Deste modo, o monitoramento e identificação de protozoários liberados no ambiente com potencial de desencadear doenças, portanto viáveis, é essencial para o controle e tomada de decisão dos órgãos gestores e de controle e vigilância da água. O objetivo geral do projeto é avaliar e validar um ensaio in vitro para quantificar oocistos de Cryptosporidium e cistos de Giardia viáveis e infecciosos em amostras de água de manancial superficial e de esgoto tratado para fins de reúso, utilizando técnicas de transcrição reversa/PCR quantitativo (RTqPCR) integradas à cultura celular (ICC). As amostras serão coletadas bimestralmente durante um ano, e concentradas pelos métodos 1623.1 para água superficial e 1693 para efluente tratado, preconizados pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (USEPA). Técnicas de amplificação de ácidos nucleicos e quantificação de transcritos de RNAm integradas à cultura celular (ICC-RTqPCR) serão empregadas para análise da viabilidade de oocistos de Cryptosporidium hominis/parvum e cistos de Giardia intestinalis isolados nas amostras. A aplicação da técnica de ICC-RTqPCR será o principal desafio científico do estudo devido à falta de métodos de ensaios quantitativos confiáveis e rápidos para analisar a viabilidade dos oocistos e cistos em amostras ambientais. Espera-se, contudo, implementar os protocolos validados neste projeto, a fim de superar as dificuldades apresentadas em estudos de avaliação do risco associado à exposição a esses protozoários e no controle da criptosporidíase e giardíase em nosso país, e dessa forma subsidiar os tomadores de decisão quanto a problemáticas desses protozoários nas águas de captação e de reuso.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ARAUJO, RONALDA SILVA; BARBOSA, MIKAELA RENATA FUNADA; DROPA, MILENA; CASTRO, VANESSA CRISTINA ARAUJO DE; GALVANI, ANA TEREZA; PADULA, JOSE ANTONIO; BRUNI, ANTONIO DE CASTRO; BRANDAO, CARLOS JESUS; LALLO, MARIA ANETE; SATO, MARIA INES ZANOLI. Environmental surveillance of Cryptosporidium and Giardia in surface supply water and treated sewage intended for reuse from an urban area in Brazil. Environmental Pollution, v. 363, p. 14-pg., . (17/10175-3)