Busca avançada
Ano de início
Entree

Oscilações e multiestabilidade em reações orgânicas de relevância prebiótica

Processo: 17/22387-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Raphael Nagao de Sousa
Beneficiário:Bianca Tieme Kitagaki
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/01817-9 - Desenho e controle de padrões eletroquímicos auto-organizados, AP.JP
Assunto(s):Auto-organização   Cinética química   Quimiometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auto-Organização | cinética complexa | osciladores orgânicos | Cinética Química

Resumo

Cinética complexa expressa na forma de oscilações, multiestabilidade e excitabilidade em sistemas de reação-difusão pode ser facilmente observada em reações químicas inorgânicas. Cita-se, como o exemplo mais corriqueiro, a reação de Belousov-Zhabotinsky cuja constituição é baseada, fundamentalmente, em sais de bromo. Diversas reações, nos quais os osciladores centrais pertencem às famílias de elementos inorgânicos; por exemplo: iodeto, iodato, periodato, clorito, clorato, permanganato e etc, também exibem comportamento dinâmico complexo. Por outro lado, de grande importância e pouco estudada, as reações químicas orgânicas podem ser susceptíveis a emergência de auto-organização espaço-temporal quando ciclos de retroalimentação estão presentes no mecanismo reacional. A característica marcante dessa classe de reações é a possibilidade de sintetizar, em condições afastadas do equilíbrio termodinâmico, estruturas supramoleculares que possuem forte relevância no entendimento da origem da vida. O presente projeto tem como objetivo monitorar a influência de parâmetros experimentais facilmente ajustáveis na dinâmica oscilatória do sistema tiol-tioéster-amida por meio de um planejamento fatorial. Os experimentos serão conduzidos em um reator perfeitamente agitado (do inglês, continuously stirred tank reactor) sob um controle preciso das vazões de entrada e saída. Ênfase será dada na atribuição de relações das análises quimiométricas com o comportamento dinâmico a fim de controlar o período oscilatório. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KITAGAKI, BIANCA T.; PINTO, MARIA R.; QUEIROZ, ADRIANA C.; BREITKREITZ, MARCIA C.; ROSSI, FEDERICO; NAGAO, RAPHAEL. Multivariate statistical analysis of chemical and electrochemical oscillators for an accurate frequency selection. Physical Chemistry Chemical Physics, v. 21, n. 30, p. 16423-16434, . (17/05592-4, 17/22387-5, 16/01817-9, 17/11986-5)