Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito do fogo na fenologia, atributos de sementes e germinac'ao de especies de cerrado

Processo: 17/16149-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 06 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Alessandra Tomaselli Fidelis
Beneficiário:Heloiza Lourenço Zirondi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/06743-0 - Como a época do fogo afeta a vegetação do cerrado?, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):18/08017-3 - Atributo de sementes em ecossistemas inflamáveis, BE.EP.MS
Assunto(s):Fogo   Fenologia   Cerrado   Germinação

Resumo

No Cerrado, um dos fatores abioticos que influenciam na fenologia das plantas e o fogo, o qual e um disturbio natural que interfere em diversos ecossistemas do mundo. O fogo altera as condic'oes do habitat podendo afetar a florac'ao, frutificac'ao, atributos das sementes e germinac'ao. Portanto, esse projeto visa compreender o efeito do fogo na fenologia reprodutiva da comunidade do Cerrado, assim como no fitness das especies dominantes. Desta forma, pretende-se avaliar comunidades em areas com diferentes historicos de fogo, analisando a produc'ao de flores, frutos e sementes, assim como os atributos de sementes e germinac'ao. Para isso, serao realizados levantamentos da vegetac'ao em areas com diferentes historicos de fogo (> 6 anos sem queima e recentemente queimada). Os levantamentos, incluindo a cobertura (%) e numero de ramos (vegetativos e reprodutivos) por especie, seraorealizados em 30 subparcelas de 1x1m. Tambem serao marcados individuos de diferentes especies dominantes na area pertencentes a tres grupos funcionais (gramineas, herbaceas e arbustos). Estes individuos terao sua florac'ao e produc'ao de sementes acompanhados logo apos a queima. Os atributos das sementes e germinac'ao de especies dominantes da area serao medidos, como por exemplo, tamanho e peso da semente, permeabilidade, % de germinac'ao, tempo medio de germinac'ao, etc. Assim, pretende-se entender a influencia e importancia do fogo na dinamica e montagem de comunidades vegetais herbaceas de Cerrado.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZIRONDI, Heloiza Lourenço. O efeito do histórico do fogo na fenologia reprodutiva e atributos de sementes e germinação em espécies de Cerrado. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.