Busca avançada
Ano de início
Entree

Do Paraguai à República: os militares, as classes médias e a crise do Império.

Processo: 17/12748-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Rafael de Bivar Marquese
Beneficiário:Rodrigo Goyena da Silveira Soares
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Guerra do Paraguai   Veteranos   História do Brasil Império
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Classes médias | crise do Império | Guerra do Paraguai | Veteranos | História do Brasil Império

Resumo

O presente projeto dá sequencia cronológica e desenvolvimento temático às pesquisas empreendidas durante o mestrado e o doutorado. Nessas ocasiões, buscou-se traçar a gênese dos veteranos, delimitando de onde vieram e para onde retornaram. Tratou-se, também, de avaliar as experiências dos combatentes durante o conflito e no imediato regresso ao Império, circunscrevendo a análise ao período entre o início da Guerra do Paraguai e os primeiros anos da década de 1870. Comprovou-se então que a frustração dos veteranos se expressou, quando do retorno ao Império, em função de uma situação caracterizada pelo desamparo social. Neste projeto, o que se pretende analisar é a crise do Império. O objetivo, portanto, é avaliar a atuação política dos ex-combatentes no processo que levou à Proclamação da República. A maneira pela qual esta pesquisa lida com seu objeto histórico diz respeito à análise da capacidade de organização política dos egressos do Paraguai. Essa capacidade, quer-se demonstrar, em muito coincidiu, primeiro, com a mobilização das memórias de guerra como forma de legitimação política e, segundo, com a articulação política das classes urbanas, especificamente, as populares e as médias. Os veteranos constituíram um projeto alternativo de governo e de Estado que, em grande medida, coincidiu com os anseios das classes que eles intencionavam mobilizar. Eventual disparidade de interesses, ainda, apagou-se diante de uma agenda militar que, em primeira instância, condenava o engessamento da estrutural social, a disparidade de renda, o uso da máquina pública para fins de apenas um setor econômico ou, em suma, a concentração do poder em mãos de poucos. A partir daqui, pretende-se comprovar, ampliaram-se as condições para a Proclamação da República.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGO GOYENA SOARES. O interno e o externo: o barão do Rio Branco revisitado. TEMPO-NITEROI, v. 25, n. 2, p. 528-535, . (17/12748-0)