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Aprendizagem baseada em problemas no currículo por competência dialógica: visão dos professores do curso de enfermagem

Processo: 17/23083-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Mara Quaglio Chirelli
Beneficiário:Flávia Allegretti Alvares
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Educação baseada em competências   Aprendizagem baseada em problemas   Educação em enfermagem   Docentes de enfermagem   Currículos e programas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem baseada em problemas | curriculo | Docentes de Enfermagem | Educação Baseada em Competencias | Educação em enfermagem | Educação em Enfermagem

Resumo

As transformações no contexto das políticas de saúde e educação mobilizam mudanças no âmbito da graduação em enfermagem. Aponta-se para necessidade de reorientação da formação, revendo conteúdos curriculares, incluindo os pedagógicos. Considerando os movimentos de implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em uma faculdade do interior paulista, questiona-se como os professores compreendem o processo ensino-aprendizagem, uma vez que sua aplicação pode ocorrer de diferentes formas. O objetivo deste estudo será analisar o processo ensino-aprendizagem na Unidade Educacional Sistematizada (UES) na perspectiva dos professores do curso de Enfermagem da referida Instituição de Ensino superior (IES), que dispõe de dois cursos em regime integral, medicina e enfermagem. O estudo, de natureza qualitativa, terá amostra intencional, com 35 professores ligados ao curso, das UES1 e UES 2 no ano de 2017. Após parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e consentimentos dos participantes, será realizada entrevista semi-estruturada, que será audiogravada. O referencial metodológico será a Análise de Conteúdo na modalidade Temática, com processamento dos dados por meio do software WebQDA (Qualitative Data Analysis). As etapas de análise incluem inserção dos dados do texto das entrevistas, seguido de codificação e uso de ferramentas de buscas e feedback a partir dos questionamentos iniciais dos pesquisadores. (AU)

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