Busca avançada
Ano de início
Entree

Proposta de práticas para desenvolvimento e operacionalização dos princípios do Green Healthcare em organizações hospitalares

Processo: 17/16768-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Otávio José de Oliveira
Beneficiário:Karine Borges de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão ambiental   Desenvolvimento sustentável   Sustentabilidade   Hospitais

Resumo

O desenvolvimento sustentável tornou-se um fator a ser considerado em todas as organizações, pois há preocupações crescentes sobre os impactos da globalização na saúde humana e no planeta. Pode-se promover o desenvolvimento sustentável, por exemplo, utilizando recursos naturais de forma inteligente. Na área hospitalar, há a necessidade de inserção de ações de desenvolvimento sustentável para contribuição da melhora da saúde pública e ambiental. Hospitais mais ecológicos produzem resultados positivos como a utilização de materiais hospitalares reutilizáveis e de equipamentos médicos mais duradouros, realizando a conservação e tratamento de água, ações de eficiência energética, seleção de alimentos mais saudáveis, gestão dos resíduos, dentre outras ações. Um número crescente de hospitais estão se tornando mais interessados em sustentabilidade ambiental por meio de processos de planejamento e implementação do conceito verde, que pode ser traduzido em Green Healthcare (GH). Este trabalho tem como objetivo principal propor práticas para o desenvolvimento e operacionalização dos princípios do GH em organizações hospitalares visando torná-las mais ecoeficientes. Estas práticas contemplarão ações e ferramentas gerencias de identificação, análise e proposição de soluções para cada um dos princípios do Green Healthcare. Estas práticas serão propostas com base na literatura científica e na experiência da pesquisadora e seu orientador e refinadas a partir de boas práticas e dificuldades identificadas em seis estudos de casos a serem realizados em hospitais que participam do Programa da Agenda Global para Hospitais Verdes e Saudáveis. Como principais resultados espera-se, portanto, a proposição de práticas para o desenvolvimento e operacionalização do Green Healthcare em publicações científicas de periódicos e congressos, realização de evento para a comunidade científica e organizações hospitalares sobre os resultados da pesquisa, e a disponibilização de material instrucional (digital ou impresso) sobre as práticas visando contribuir para o desenvolvimento sustentável no contexto hospitalar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS CAMPOS, THALITA LAUA; DA SILVA, FABIO FRANCISCO; DE OLIVEIRA, KARINE BORGES; DE OLIVEIRA, OTAVIO JOSE. Maturity grid to evaluate and improve environmental management in industrial companies. Clean Technologies and Environmental Policy, v. 22, n. 7 JUL 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Karine Borges de. Identificação e sistematização de boas práticas e dificuldades no desenvolvimento dos princípios do green healthcare em organizações hospitalares. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Guaratinguetá)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.