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Estudo conceitual de um motor avançado a etanol PSA/FAPESP

Processo: 17/21733-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2018
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Acordo de Cooperação: Peugeot Citroën
Pesquisador responsável:Waldyr Luiz Ribeiro Gallo
Beneficiário:Fazal Um Min Allah
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/50238-3 - Estudo conceitual de um motor avançado a etanol, AP.BIOEN.CPE
Assunto(s):Termodinâmica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etanol e emissões veiculares | motores a combustão interna | Simulação de desempenho de motores | Termodinâmica | Utilização de biocombustíveis | Termodinâmica

Resumo

A matriz energética brasileira no setor de transportes possui 17% da energia oriunda de biocombustíveis, tais com biodiesel e etanol, onde 14% correspondem ao etanol (6% anidro e 8% hidratado) (MME - 2014). Há muitos investimentos em pesquisas voltadas ao setor agrícola no plantio da cana de açúcar e também na etapa industrial de produção do etanol. Mas após a década de 80, quando as montadoras pararam fabricar veículos com motores dedicados a etanol, houve uma estagnação no estudo de melhoramentos dos motores a etanol. Apesar do aparecimento dos motores flex-fuel, capazes de operar com etanol, há mais estudos para os motores por ignição por centelha utilizando gasolina, ou a mistura dos dois combustíveis. O objetivo deste projeto é contribuir para o avanço tecnológico dos motores por ignição por centelha a etanol, desenvolvendo modelos de simulação de formação de emissões brutas de NOx, CO e UHC a serem utilizados nos futuros modelos de simulação de desempenho e emissões de motores a etanol modificados e otimizados. Será usado um modelo termodinâmico fenomenológico de um motor típico a etanol, que consiste em uma análise da primeira e segunda leis da termodinâmica, incluindo ainda o equilíbrio químico das principais espécies e modelos de formação de poluentes. Com este trabalho se pretende desenvolver ferramentas de simulação de formação de poluentes em motores a etanol, que posteriormente serão usados em um modelo de simulação de um motor avançado a etanol, que incorpora modernas tecnologias. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RUFINO, CAIO H.; DE LIMA, ALESSANDRO J. T. B.; MATTOS, ANA P.; ALLAH, FAZAL U. M.; FERREIR, JANITO V.; GALLO, WALDYR L. R.. Effects of combustion products composition models on the exergetic analysis of spark-ignition engine fuelled with ethanol. ARCHIVES OF THERMODYNAMICS, v. 40, n. 3, p. 27-42, . (13/50238-3, 15/20801-3, 16/06043-1, 17/21733-7)
RUFINO, CAIO H.; DE LIMA, ALESSANDRO J. T. B.; MATTOS, ANA P.; ALLAH, FAZAL U. M.; BERNAL, JAIR L. L.; FERREIRA, JANITO V.; GALLO, WALDYR L. R.. Exergetic analysis of a spark ignition engine fuelled with ethanol. ENERGY CONVERSION AND MANAGEMENT, v. 192, p. 20-29, . (16/06043-1, 15/20801-3, 17/21733-7, 13/50238-3)