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Manuais de redação e ensino de escrita no período de 1930 a 2002: um estudo linguístico-discursivo

Processo: 17/24562-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2020
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
Beneficiário:Cristian Henrique Imbruniz
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/14049-8 - Paratexto de livros escolares de português: língua, escrita e ensino de escrita (1930-2002), BE.EP.MS
Assunto(s):Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino | ensino de escrita | manual de redação | memória discursiva | Linguística Aplicada

Resumo

Enfrentando, inicialmente, a definição pouco precisa de livro escolar, este projeto investiga manuais de redação produzidos no período de 1930 a 2002. O arcabouço teórico da pesquisa é constituído pela articulação entre a Análise do Discurso Francesa (PÊCHEUX, 2015 COURTINE, 2015), a Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 1992) e contribuições da área de História (LE GOFF, 2013) e da Etnografia (STREET, 2015). Dá sentido a essa articulação o fato de que o discurso guarda, em sua constituição, a sociedade, a história e a cultura como a própria matéria historicizada do sentido. Pensando o livro escolar como documento/monumento (LE GOFF, 2013), o objetivo da pesquisa é investigar: (i) sua constituição e circulação; (ii) a fixação de uma memória discursiva sobre o que se concebeu, no período, como escrita e ensino de escrita e (iii) possibilidades de contribuição para a área. Em termos metodológicos, selecionaremos os manuais segundo um duplo critério: editorial-autoral e linguístico-discursivo. Para cada década iniciada, serão selecionados dois manuais através do primeiro critério, totalizando dezesseis manuais. Desse total, serão selecionados oito pelo segundo critério, os quais, inicialmente, serão analisados por meio dos elementos componentes do gênero do discurso - conteúdo temático, construção composicional e estilo (BAKHTIN, 1992). A eventual preferência por um desses elementos será redefinida segundo a noção de acontecimento discursivo (PÊCHEUX, 2015), que, associada à de memória discursiva, (PÊCHEUX, 2015; COURTINE, 2014), darão indicações das concepções de linguagem, de escrita e de ensino de escrita no período, contribuindo para o ensino de língua materna e, em particular, para o ensino de escrita. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
IMBRUNIZ, Cristian Henrique. Elementos para uma memória discursiva do ensino de escrita: livros escolares de português (1930-2002). 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.