Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência e fatores associados à pré-diabetes, diabetes não diagnosticada e diabetes em pessoas com mais de 50 anos

Processo: 17/22820-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2018
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Tiago da Silva Alexandre
Beneficiário:Eilane Souza Marques dos Santos
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas de saúde   Estado pré-diabético   Diabetes mellitus   Complicações do diabetes   Prevalência   Obesidade   Idosos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diabetes | Epidemiologia | idoso | Saúde Pública | Gerontologia

Resumo

Indivíduos com diabetes não diagnosticada e, consequentemente, não tratada apresentam maior risco de comorbidades relacionadas à doença e mortalidade. Além disso, com o aumento mundial da prevalência de obesidade, a vigilância da pré-diabetes e da diabetes não diagnosticada, bem como o conhecimento de seus fatores associados são cruciais para compreender a extensão do problema e para que políticas de saúde possam ser implementadas. Assim, o presente estudo visa examinar a prevalência e os fatores associados à pré-diabetes, diabetes não diagnosticada e diabetes diagnosticada em brasileiros e ingleses com mais de 50 anos de idade. Trata-se de um estudo transversal com dados de 9.169 participantes do English Longitudinal Study of Ageing (ELSA), em 2012, e 9.412 participantes do Estudo Longitudinal da Saúde e Bem-Estar dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), em 2015. A classificação da diabetes será realizada através do autorrelato da diabetes e dos valores da hemoglobina glicada seguindo a recomendação da American Diabetes Association. Os participantes serão divididos em quatro grupos: não diabéticos, pré-diabéticos, diabéticos diagnosticados e diabéticos não diagnosticados. As prevalências das condições da diabetes serão calculadas com 95% de intervalo de confiança. Modelos de regressão multinomial ajustados por fatores reconhecidamente associados a diabetes diagnosticada serão adotados para analisar os fatores associados à pré-diabetes, diabetes não diagnosticada e diabetes diagnosticada, tendo como referência a categoria de não diabéticos. A hipótese do presente estudo é que a pré-diabetes e a diabetes não diagnosticada tenham alta prevalência na população com mais de 50 anos de idade e que os fatores associados sejam diferentes entre a Inglaterra e o Brasil, e, devido às condições socioeconômicas e comportamentais, a prevalência seja maior neste último. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, EILANE SOUZA MARQUES; MAXIMO, ROBERTA DE OLIVEIRA; DE ANDRADE, FABIOLA BOF; DE OLIVEIRA, CESAR; LIMA-COSTA, MARIA FERNANDA; ALEXANDRE, TIAGO DA SILVA. Differences in the prevalence of prediabetes, undiagnosed diabetes and diagnosed diabetes and associated factors in cohorts of Brazilian and English older adults. PUBLIC HEALTH NUTRITION, v. 24, n. 13, p. 4187-4194, . (17/22820-0)