Busca avançada
Ano de início
Entree

Formulações e métodos de solução para o problema de programação e roteamento de equipes de trabalho na restauração de estradas

Processo: 17/22094-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Pedro Augusto Munari Junior
Beneficiário:Alfredo Daniel Moreno Arteaga
Supervisor: Michel Gendreau
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Centre Interuniversitaire de Recherche sur les Réseaux d'Entreprise, la Logistique et le Transport (CIRRELT), Canadá  
Vinculado à bolsa:16/15966-6 - Programação e roteamento de equipes de trabalho na restauração de redes sob incerteza, BP.DR
Assunto(s):Problemas de otimização   Branch-and-cut   Otimização robusta   Métodos híbridos de otimização   Meta-heurística   Escalonamento de pessoal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Benders decomposition | branch-and-cut | Network repair | Road restoration | Robust optimization | Modelagem

Resumo

Desastres podem causar distúrbios parciais ou interrupções totais de serviços básicos como água, energia, comunicação e transporte. Reparar as infraestruturas de transporte em situações de pós-desastre é particularmente importante para permitir a evacuação das vítimas e a distribuição de produtos emergenciais para depósitos ou centros de auxílio localizados nas áreas afetadas. A restauração de estradas, uma das principais atividades nesse contexto, é uma tarefa complexa devido às decisões que devem ser tomadas rapidamente e sob incertezas. Embora o problema de restauração de estradas tenha chamado a atenção de pesquisadores nos últimos anos, existe uma lacuna no estudo do problema incorporando incertezas e no desenvolvimento de métodos de solução eficientes. Esse projeto é focado no problema de programação e roteamento de equipes de trabalho na restauração de redes (Road Repair Crew Scheduling and Routing Problem - RRCSRP), o qual integra diferentes decisões como a alocação de recursos e a programação/roteamento da equipe de trabalho encarregada de realizar as atividades de reparação. O objetivo é propor modelos de otimização robusta e métodos de solução efetivos para resolver o problema considerando incertezas nos tempos de transporte e reparação. Pretende-se investigar métodos de solução híbridos que combinem métodos exatos com estratégias meta-heurísticas. Experimentos computacionais usando instâncias reais serão realizados para validar as abordagens. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)