Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do solvente em cálculos de tensor blindagem e constante de acoplamento de complexos dinucleares de platina (III) via dinâmica molecular ab initio

Processo: 18/07308-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Lucas Colucci Ducati
Beneficiário:Patrick Rodrigues Batista
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação de dinâmica molecular   Métodos ab initio   Teoria do funcional da densidade

Resumo

O estudo do efeito de solvatação da água em parâmetros espectroscópicos de RMN, através de dinâmica molecular ab initio é proposto. Alguns estudos teóricos usando modelos de solvatação implícita na literatura sugerem o uso de solvatação explícita e a descrição do sistema soluto-solvente de forma dinâmica, para obtenção de uma descrição mais realista das condições experimentais e a melhora na precisão dos valores estimados. A influência da coordenação do solvente (água) sobre o tensor blindagem/deslocamento químico e sobre as constantes de acoplamento indireta spin-spin (J) de complexos dinucleares de Pt(III), derivados dos sais de Magnum, será alvo de estudo. Esses complexos se encontram em equilíbrio em meio aquoso, sendo necessário o uso de solvatação explícita e uma descrição do sistema soluto-solvente de forma dinâmica. Os valores teóricos estimados das propriedades magnéticas com geometrias estáticas em nível DFT, com inclusão de efeito de solvente implícito e Hamiltoniano com correção relativística, superestimam os valores experimentais em cerca de 80% para os compostos diaquo, por exemplo. A dinâmica molecular de Kohn-Sham (KS) Car-Parrinello (CPMD) e cálculos KS híbridos de propriedades magnéticas, incluindo solvatação implícita e explícita, serão utilizadas para obter valores mais precisos, permitindo avaliar o efeito do solvente sobre as propriedades magnéticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES-OLIVEIRA, ANDRE F.; BATISTA, PATRICK R.; DUCATI, LUCAS C.; CORRERA, THIAGO C. Analyzing the N-H+center dot center dot center dot pi interactions of protonated tryptophan and phenylalkylamines using QTAIM, NCl, and NBO. THEORETICAL CHEMISTRY ACCOUNTS, v. 139, n. 8 JUL 14 2020. Citações Web of Science: 0.
BATISTA, PATRICK R.; KARAS, LUCAS J.; VIESSER, RENAN V.; DE OLIVEIRA, CYNTHIA C.; GONCALVES, MARCOS B.; TORMENA, CLAUDIO F.; RITTNER, ROBERTO; DUCATI, LUCAS C.; DE OLIVEIRA, PAULO R. Dealing with Hydrogen Bonding on the Conformational Preference of 1,3-Aminopropanols: Experimental and Molecular Dynamics Approaches. Journal of Physical Chemistry A, v. 123, n. 40, p. 8583-8594, OCT 10 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.