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O comércio eletrônico na difusão do meio técnico-científico-informacional no Brasil: usos do território e estratégias logísticas

Processo: 18/04130-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de março de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:María Mónica Arroyo
Beneficiário:Igor Venceslau Freitas
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/11437-7 - A geografia do comércio eletrônico: conexões, diferenças e similaridades entre França e Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Geografia econômica   Comércio eletrônico   Logística   Informação   Contemporaneidade   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comércio eletrônico | informação | Logística | redes | Uso do Território | Geografia Econômica

Resumo

O período atual é marcado pela emergência de um novo meio geográfico, cuja combinação de variáveis como técnica, ciência e informação alteram os conteúdos do espaço e modificam as ações sociais. As novas tecnologias de informação e comunicação, combinadas com o surgimento da internet, contribuem para ampliar a importância do par virtual-material. Neste contexto, surge o comércio eletrônico - uma versão atualizada do comércio no meio técnico-científico-informacional, amparado na logística como lastro material de sua realização. Esta pesquisa objetiva discutir o comércio eletrônico como uma atividade econômica associada aos conteúdos técnicos e políticos do território, no bojo da atual divisão territorial e internacional do trabalho, da aceleração da circulação de mercadorias pela logística e da expansão do meio técnico-científico-informacional no Brasil. Amparado num sistema de conceitos elaborados por Milton Santos, busca-se compreender o e-commerce como um fenômeno geográfico. Serão levantados dados sobre: condições técnicas e normativas que possibilitaram o surgimento do fenômeno no Brasil; os agentes envolvidos nas atividades, seus conflitos e cooperação; a logística realizada, com os modais de transporte e os prazos empregados; o papel da intermediação das instituições financeiras; as redes constituídas e sua relação com a rede urbana. Os dados serão adquiridos principalmente por meio de fontes bibliográficas e documentais, trabalhos de campo, entrevistas, simulações online em sites de empresas de comércio eletrônico. Após discussão teórica, análise dos resultados e elaboração gráfica e cartográfica, pretende-se contribuir para o melhor entendimento do território brasileiro por meio das novas atividades surgidas a partir da imbricação das variáveis-chave da contemporaneidade. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREITAS, Igor Venceslau. Espaço geográfico e economia digital: usos do território brasileiro para o comércio eletrônico. 2023. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.