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Espaço geográfico e economia digital: usos do território brasileiro para o comércio eletrônico

Texto completo
Autor(es):
Igor Venceslau
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Mónica Arroyo; Adriana Maria Bernardes da Silva; María Laura Silveira; Marcos Antonio de Moraes Xavier
Orientador: Maria Mónica Arroyo
Resumo

O período atual é marcado pela emergência de um novo meio geográfico, cuja combinação de variáveis como técnica, ciência e informação alteram os conteúdos do espaço e modificam as ações sociais. As novas tecnologias de informação e comunicação, combinadas com o surgimento da Internet, contribuem para ampliar a importância do par virtual-material. Neste contexto, surge o comércio eletrônico - uma versão atualizada do comércio no meio técnico-científico-informacional, amparado na logística como lastro material de sua realização. Esta pesquisa objetiva discutir o comércio eletrônico como uma atividade econômica associada aos conteúdos técnicos e políticos do território, no bojo da atual divisão territorial e internacional do trabalho, da aceleração da circulação de mercadorias pela logística e da expansão do meio técnico-científico-informacional no Brasil. Amparado num sistema de conceitos elaborados por Milton Santos, buscou-se compreender o e-commerce como um fenômeno geográfico. Foram levantados dados sobre: condições técnicas e normativas que possibilitaram o surgimento do fenômeno no Brasil; os agentes envolvidos nas atividades, seus conflitos e cooperação; a logística realizada, com os modais de transporte e os prazos empregados; o papel da intermediação das instituições financeiras; as redes constituídas e sua relação com a rede urbana. Os dados foram adquiridos principalmente por meio de fontes bibliográficas e documentais, trabalhos de campo, entrevistas, simulações online em websites de empresas de comércio eletrônico. Por meio de discussão teórica, análise dos resultados e elaboração gráfica e cartográfica, pretendeu-se contribuir para o melhor entendimento do território brasileiro por meio das novas atividades surgidas a partir da imbricação das variáveis-chave da contemporaneidade. (AU)

Processo FAPESP: 18/04130-0 - O comércio eletrônico na difusão do meio técnico-científico-informacional no Brasil: usos do território e estratégias logísticas
Beneficiário:Igor Venceslau Freitas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado